Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-02-2008

Antes de debate decisivo, pesquisas apontam empate
Debate em Cleveland pode ser �ltimo duelo entre os pr�-candidatos democratas
Antes de debate decisivo, pesquisas apontam empate
Foto: Reuters

Uma semana antes das pr�vias presidenciais em quatro estados norte-americanos, que podem definir os candidatos do partido democrata, os senadores Hillary Clinton e Barack Obama voltam a se enfrentar na noite desta ter�a-feira (26) em um debate, em Cleveland. O encontro acontece enquanto pesquisas de opini�o apontam que eles est�o tecnicamente empatados na disputa mais importante, no Texas.

O debate da noite desta ter�a-feira � o �ltimo antes das pr�vias da pr�xima semana, e pode ser o encontro final entre os dois pr�-candidatos antes de um deles conquistar a nomea��o do partido.

Segundo pesquisas de inten��o de voto divulgadas pela rede de TV CNN, Obama aparece na pesquisa como o preferido de 50% dos eleitores do estado, contra 46% de Hillary. Como a margem de erro da pesquisa � de 3,5%, � imposs�vel saber qual vai ser o resultado da prim�ria em que est�o sendo disputados 228 delegados.

O resultado � diferente da pesquisa da TV realizada uma semana antes, quando Hillary Clinton tinha 50% da inten��o de voto contra 48% de Obama, mas a aparente virada fica dentro da margem de erro da estat�stica, e n�o representa vantagem para o senador por Illinois.

Clima decisivo
Al�m do Texas, na ter�a-feira (4) os democratas realizam pr�vias em Rhode Island, Vermont e Ohio. A campanha de Hillary Clinton tem focado toda a aten��o no Texas e em Ohio (que ter� 161 delegados na conven��o do partido), tentando reverter o quadro de vit�rias recentes do seu oponente e passar � frente na contagem de delegados, atualmente liderada por Obama.

Hillary precisa ganhar por uma ampla margem nesses estados para voltar a ser considerada favorita na corrida, ap�s ter perdido nos �ltimos onze confrontos.

Uma pesquisa da Universidade de Quinnipiac indica que a senadora continua sendo a favorita, mas que h� duas semanas sua vantagem era de 55% contra 34% nas inten��es de voto, enquanto agora diminuiu para 51% contra 40%.

Segundo um levantamento da rede de TV CNN, Obama conquistou at� o momento 1.360 delegados para a conven��o do partido, enquanto Hillary tem 1.269. Para se tornar o candidato do partido � preciso conquistar 2.025 delegados. Nas pr�vias da pr�xima semana, 444 delegados v�o estar em disputa, o que pode dar uma ampla margem de lideran�a a um dos dois pr�-candidatos.

Ohio
Hillary luta para manter sua lideran�a em Ohio, enquanto seu advers�rio se esfor�a para minar a base de apoio dela, especialmente entre os eleitores da classe trabalhadora.

A batalha trava-se por meio de uma enxurrada de cartas, an�ncios de TV e eventos de campanha que atraem dezenas de milhares de pessoas de todas as partes desse Estado do Meio-Oeste, conhecido por seus setores manufatureiro e carvoeiro.

O ex-presidente Bill Clinton venceu em Ohio tanto em 1992 quanto em 1996, e as promessas da mulher dele sobre criar novos empregos e prover assist�ncia m�dica universal conquistaram apoio entre as fam�lias oper�rias atingidas por uma diminui��o na oferta de postos de trabalho.

Tendo perdido 235 mil vagas desde 2000, a taxa de desemprego do Estado, de 6 por cento, est� entre as mais altas dos EUA.

Mas a penetra��o de Hillary entre as classes trabalhadoras sofreu um abalo na semana passada, quando o sindicato Irmandade Internacional dos Caminhoneiros, com 1,4 milh�o de membros, anunciou seu apoio a Obama, que tamb�m promete criar empregos e melhorar o sistema p�blico de sa�de.

Outras duas organiza��es trabalhistas, com um total de 3,2 milh�es de membros, tomaram depois a mesma decis�o.

A lideran�a dela em Ohio, de 21 pontos percentuais na metade do m�s, caiu para nove pontos agora, segundo uma pesquisa da Universidade Qunnipiac.

Disputa com McCain
Obama tamb�m passou � frente de Hillary em pesquisas que apontam as possibilidades de vencer uma hipot�tica disputa presidencial com o republicano John McCain, se fosse de fato o candidato democrata, revelou uma pesquisa do jornal "New York Times" e da rede de televis�o "CBS".

Esta � a primeira vez em que um maior n�mero de democratas diz preferir que o legislador de Illinois seja o candidato do partido nas elei��es presidenciais americanas de novembro, � frente de Hillary, senadora por Nova York.

Em artigo publicado em seu site, o jornal indicou que ap�s 40 pr�vias, das quais ganhou as �ltimas 11 de maneira consecutiva, Obama conseguiu grandes avan�os entre os principais grupos do partido, incluindo homens, mulheres, progressistas e moderados, assim como eleitores de rendas m�dia e superior.

Entre os republicanos, a maior parte dessas pesquisas apontou a vit�ria de McCain, cujo rival, o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee, n�o tem nenhuma possibilidade de tirar-lhe a candidatura, segundo os analistas.

A enquete assinalou que 54% dos eleitores democratas dizem apoiar a indica��o de Obama como candidato do partido, ao tempo que 38% disseram preferir Hillary.

O "The New York Times" afirmou que sua pesquisa coincide com outra consulta divulgada pelo jornal "USA Today" que indicou que as prefer�ncias favorecem Obama em 51%, ao tempo que Hillary ficaria com 39% do apoio.

No entanto, o di�rio advertiu que essas enquetes n�o predizem o grau de popularidade dos candidatos em cada um dos estados, especialmente Ohio e Texas, que ter�o na pr�xima ter�a-feira (4), prim�rias consideradas fundamentais para a defini��o da candidatura democrata.

Mudan�a
A pesquisa, realizada entre quarta-feira e domingo, entre 1.115 eleitores, indicou que 6 de cada 10 consultados disseram que Obama tem maiores possibilidades de derrotar McCain, o dobro dos que acreditam que Hillary � "mais eleg�vel".

Al�m disso, um maior n�mero de democratas acredita que o senador de Illinois pode propiciar uma "verdadeira mudan�a" em Washington.

A enquete tamb�m confirmou o grande favoritismo de McCain entre os republicanos, apoiado por oito de cada dez consultados para representar o partido nas elei��es.

Quase 9 de cada 10 entrevistados disseram que McCain est� preparado para chegar � Casa Branca em 20 de janeiro de 2009, e mais de 8 de cada 10 indicaram confiar em sua capacidade para enfrentar uma crise internacional.

Antes de debate decisivo, pesquisas apontam empate entre Obama e Hillary
Os dois senadores est�o em empate t�cnico no Texas, segundo sondagens.
Debate em Cleveland pode ser �ltimo duelo entre os pr�-candidatos democratas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir