Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 26-02-2008

SuperVia é multada por acidente de trem
Concessionária informou que ainda não recebeu nenhum comunicado oficial
SuperVia é multada por acidente de trem
Foto: Reprodução/ TV Globo

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) multou a concessionária SuperVia pelo acidente ocorrido no dia 30 de agosto de 2007, quando oito pessoas morreram e 101 ficaram feridas na colisão entre dois trens.

De acordo com a Agetransp, a multa, conforme previsto no contrato de concessão, equivale a 0,3% do faturamento anual do exercício de 2006.

A agência recomendou à concessionária operar em sentido duplo em uma mesma linha para a execução de obras programadas e realização de serviços de manutenção somente no horário das 21h até as 4h, exceto em situações de emergência.

Ainda segundo a Agetransp, a Supervia também deve estabelecer um convênio com o Inmetro para aferição periódica dos sistemas automatizados referentes aos gráficos de circulação e dos registradores de eventos, a fim de permitir o monitoramento mais preciso da operação do serviço. Os maquinistas deverão ter um treinamento anual.

A SuperVia informou que ainda não recebeu nenhum comunicado oficial da Agetransp e que vai analisar todas as recomendações feitas. A concessionária afirmou que na época do acidente todas as providências cabíveis foram tomadas.

O acidente
Na tarde do dia 30 de agosto de 2007, dois trens colidiram na estação de Austin, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. De acordo com João Gouveia, diretor da SuperVia, o trem de oito vagões, que saiu da Central do Brasil às 15h10, subia num trecho de duas linhas quando bateu na traseira de um trem vazio, de quatro vagões, que descia o mesmo trecho, a 200 metros de Austin.

A SuperVia informou que um dos trens teria dado ré e entrado na via do outro. O choque aconteceu às 16h09. A Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou que oito pessoas morreram e pelo menos 101 ficaram feridas no acidente.

SuperVia é multada por acidente de trem
Concessionária informou que ainda não recebeu nenhum comunicado oficial.
No dia 30 de agosto de 2007, dois trens se chocaram deixando 8 mortos e 101 feridos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir