Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-02-2008

Megablecaute atinge a Flórida
Queda de energia ocorreu após um temporal na região. Segundo o jornal 'Miami Herald', quase 700 mil casas ficaram sem energia
Megablecaute atinge a Flórida
Foto: Alan Diaz/Reuters

Cerca de quatro milhões de residentes do sul do estado da Flórida, nos Estados Unidos, ficaram sem eletricidade na tarde desta terça-feira (26) devido a uma falha em pelo menos cinco centrais fornecedoras de luz, que se apagaram por problemas na linha de transmissão, segundo informações oficiais.

A companhia Florida Power & Light (FPL) indicou que está trabalhando para restaurar a eletricidade em todos os setores afetados.

O problema surgiu quando a FPL desligou um reator nuclear no sul da Flórida por razões de segurança, informou um porta-voz da empresa, sem fornecer outros detalhes.

O blecaute provocou caos no sul do estado da Flórida, que ficou sem eletricidade desde as 15h (de Brasília).

Está na Flórida? Envie um relato sobre o blecaute ao G1

A companhia Flórida Power & Light informou que não há eletricidade em algumas zonas dos condados de Miami-Dade, Broward e Palm Beach.

Só em Miami-Dade há 420.000 usuários sem receber eletricidade, segundo números dessa empresa. O jornal "Miami Herald" diz que 680 mil residências foram afetadas pelo blecaute. Segundo a CNN, mais de 4 milhões de pessoas no estado foram afetadas pela falta de energia elétrica.

A gigantesca pane de eletricidade foi conseqüência de um problema mecânico, e não há suspeita de um ataque terrorista, anunciaram as autoridades americanas.

Segundo a rede CNN, oito reatores das centrais nucleares de Turkey Point e Saint Lucie, que alimentam a região de Miami e parte da Flórida, pararam. Dois deles já voltaram a funcionar.

Duas companhias de energia locais, Florida Power and Light Company e Progress Energy Florida, informaram em comunicados separados que a eletricidade deve ser restabelecida nas próximas horas para várias centenas de milhares de pessoas. Nenhuma das companhias explicou a origem do apagão.

Em agosto de 2003, um gigantesco apagão afetou 50 milhões de pessoas no nordeste dos Estados Unidos e no Canadá, deixando Nova York às escuras.

Caos urbano
Grupos de equipes de resgate e policiais tentaram resgatar as pessoas presas nos elevadores e pôr ordem no trânsito porque não funcionava grande parte dos semáforos.

As autoridades informaram que pelo menos nove acidentes ocorreram no condado de Miami-Dade.

Pat Santangelo, porta-voz da Patrulha de Estradas, informou que duplicaram o número de patrulheiros nas ruas para controlar o tráfego e pediu aos cidadãos que evitassem sair com seus veículos.

Por sua parte, Nilda Fonticiella, porta-voz da Polícia de Miami-Dade, pediu à população da Flórida para ter paciência diante desta emergência e afirmou que estão fazendo todo o possível para atender a cada chamado que recebem.

"É muito complicada essa situação, não podemos cobrir cada intersecção. Usem o bom senso, sejam cuidadosos se estão conduzindo nas ruas", recomendou Fonticiella.

Megablecaute atinge a Flórida
Queda de energia ocorreu após um temporal na região.
Segundo o jornal 'Miami Herald', quase 700 mil casas ficaram sem energia.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir