Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-02-2008

Veleiro que cruzou SP em carreta gigante chega ao mar
Embarca��o seguir� viagem at� Porto Alegre e depois, M�naco
Veleiro que cruzou SP em carreta gigante chega ao mar
Foto: Lu�sa Brito/G1

O veleiro de luxo transportado pela carreta gigante que interditou a Rodovia dos Imigrantes h� cerca de uma semana chegou ao mar, em Santos, no litoral paulista, na noite de ter�a-feira (26).

A embarca��o de 80 toneladas foi retirada da carreta com cabos de a�o e colocada na �gua. O veleiro, avaliado em US$ 4 milh�es (cerca de R$ 7 milh�es), saiu de Itapevi, passou por toda a Grande S�o Paulo e seguir� para M�naco, onde ser� usado numa viagem de volta ao mundo que deve durar quatro anos.

Veleiro
A embarca��o, batizada como Pangaea, tem 9 metros de largura e 3 metros de altura. Comprada por um aventureiro profissional su��o, ela chegou a Santos na quinta-feira (21). L�, recebeu a parte superior da cabine do piloto.

Sua viagem, impulsionada por motores, tem como primeiro destino a cidade de Porto Alegre (RS). A cabine s� foi colocada na chega ao litoral porque tem um metro de altura e dificultaria a locomo��o da carreta por S�o Paulo.

Na capital ga�cha, a embarca��o receber� o mastro onde ser�o fixadas as velas. A previs�o � de que, no dia 5 de mar�o, deixe terras brasileiras e v� at� Barcelona, onde ser�o colocadas as velas. Ser�o 22 dias de viagem at� a Europa. O veleiro deve chegar a M�naco no dia 7 de abril.

De acordo com o engenheiro el�trico que trabalhou na constru��o do barco, Marcos Hurodovich, veleiro vai hastear bandeira brasileira nos quatro cantos do mundo.

Luxo
A embarca��o, por dentro, � t�o completa quanto uma casa e luxuosa. Tem seis quartos, tr�s banheiros, sala, escrit�rio, cozinha com mesa para refei��es, garagem e uma pequena sauna. Os eletrodom�sticos tamb�m n�o ficam de fora, h� duas geladeiras na garagem, duas m�quinas de lavar na casa de velas, cafeteira autom�tica, forno el�trico e na sala ser� colocada uma TV de plasma de 60 polegadas com DVD. A sala possui ainda um grande sof� oval feito de estofado de camur�a marrom.

Os quartos possuem camas em estilo beliche divididas por prateleiras que servem como guarda-roupa. As camas nem sempre obedecem o tamanho regular de uma de solteiro. Muitas delas s�o estreitadas nas extremidades para se adequar � estrutura do veleiro. S� o quarto do propriet�rio tem uma cama de casal, al�m uma beliche.

Perto das camas h� um sistema de controle do ar-condicionado que vai refrigerar todos os quartos. Cada um contar� tamb�m com uma TV de plasma de 30 polegadas com DVD.
O veleiro ser� lembrado tamb�m pelas horas de trabalho que custou aos funcion�rios. Para entregar a embarca��o, no prazo de um ano, cerca de cem pessoas se revezaram num trabalho de 24 horas di�rias.

Veleiro que cruzou SP em carreta gigante chega ao mar. Embarca��o seguir� viagem at� Porto Alegre e depois, M�naco.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir