Categoria Politica  Noticia Atualizada em 27-02-2008

Reféns libertados pelas Farc na Colômbia chegam à Venezuela
Os quatro ex-congressistas colombianos ficaram em cativeiro na selva
Reféns libertados pelas Farc na Colômbia chegam à Venezuela
Foto: http://g1.globo.com

Os helicópteros que participaram do resgate dos ex-congressistas colombianos libertados nesta quarta-feira (27) pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) na selva colombiana chegaram ao aeroporto venezuelano de Santo Domingo, no sudoeste do país. De lá, os reféns liberados e os membros da missão devem seguir rumo a Caracas.
Os quatro ex-congressistas colombianos estavam seqüestrados havia seis anos. Eles foram entregues pelos guerrilheiros das Farc "sãos e salvos", segundo o porta-voz da Presidência da Venezuela, Jesse Chacón.

Após a entrega desses quatro ex-parlamentares que estavam sob poder da guerrilha, as Farc anunciaram nesta quarta-feira que não farão mais libertações unilaterais de reféns até que o governo aceite desmilitarizar dois povoados de Valle del Cauca.

Operação Caracas
A operação foi coordenada pelo governo venezuelano. No início do mês, a guerrilha prometeu entregar ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e à senadora colombiana, Piedad Córdoba, os ex-congressistas Gloria Polanco de Lozada, Luis Eladio Pérez, Orlando Beltrán e Luis Eduardo Gechem.

O seqüestro de Gechem, há seis anos, provocou a ruptura das discussões para um acordo de paz entre a guerrilha e o governo do então presidente colombiano Andres Pastrana.

O Exército colombiano anunciou um cessar-fogo na região da selva colombiana de Guaviare (no sudeste do país), local em poderia ser utilizado novamente pela guerrilha para libertar o segundo grupo de reféns. Em janeiro, as então reféns Clara Rojas e Consuelo González de Perdomo foram colocadas em liberdade neste mesmo lugar.

Reféns libertados pelas Farc na Colômbia chegam à Venezuela
Os quatro ex-congressistas colombianos ficaram em cativeiro na selva
Operação de libertação foi coordenada pela Venezuela

Fonte: http://g1.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir