Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-02-2008

Reféns libertados pelas Farc na Colômbia chegam a Caracas.
Os quatro ex-congressistas colombianos ficaram em cativeiro na selva.Recém-libertado, Luis Pérez afirmou que viu Ingrid Betancourt há 23 dias.
Reféns libertados pelas Farc na Colômbia chegam a Caracas.

Os quatro ex-congressistas colombianos libertados nesta quarta-feira (27) pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) chegaram ao aeroporto de Maiquetía, Caracas, onde se reuniram com seus parentes em um encontro emocionante.





Gloria Polanco de Lozada, Orlando Beltrán Cuéllar, Luis Eladio Pérez e Jorge Eduardo Gechen Turbay chegaram de avião do aeroporto venezuelano de Santo Domingo, para onde foram nos helicópteros que os buscaram na floresta.

Imediatamente, abraçaram, em meio a lágrimas e muita emoção, os parentes que lhes esperavam no aeroporto de Caracas.




Seqüestrados
A ex-congressista Gloria Polanco, cercada de seus três filhos, assim como seus outros três companheiros, expressaram sua felicidade de reaver a liberdade e lembraram os que ficaram para trás, reféns na floresta, entre eles a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt.

O ex-congressista Luis Eladio Pérez afirmou que viu Ingrid Betancourt "há vinte e três dias exatamente, em 4 de fevereiro, por poucos minutos".



Em entrevista à rede de televisão Telesur em sua chegada ao aeroporto de Maiquetía, em Caracas, Pérez afirmou que encontrou com Betancourt "em uma caminhada" quando "ela conseguiu escapar" por alguns instantes, assim como o próprio Pérez, do controle da guerrilha.



Negociações
Momentos antes da chegada dos ex-reféns, o governo venezuelano afirmou que não descansará até todos os reféns das Farc sejam libertados.

"Não descansaremos até que estejam livres, não importa quem se opor. A verdade sempre triunfará", disse o porta-voz do governo venezuelano, Jesse Chacón.

Ele convidou todos a trabalhar por "um caminho para um acordo humanitário" e em direção à paz na Colômbia que, assinalou, "é a paz na Venezuela".

"Sentimo-nos muito felizes", falou a respeito das libertações de hoje e ao fato de que os ex-parlamentares se encontrem em condições de saúde "muito melhor" do que se pensava.

Após a entrega desses quatro ex-parlamentares que estavam sob poder da guerrilha, as Farc anunciaram nesta quarta-feira que não farão mais libertações unilaterais de reféns até que o governo aceite desmilitarizar dois povoados de Valle del Cauca.



Operação Caracas
A operação foi coordenada pelo governo venezuelano. No início do mês, a guerrilha prometeu entregar ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e à senadora colombiana, Piedad Córdoba, os ex-congressistas Gloria Polanco de Lozada, Luis Eladio Pérez, Orlando Beltrán e Luis Eduardo Gechem.

O seqüestro de Gechem, há seis anos, provocou a ruptura das discussões para um acordo de paz entre a guerrilha e o governo do então presidente colombiano Andres Pastrana.



O Exército colombiano anunciou um cessar-fogo na região da selva colombiana de Guaviare (no sudeste do país), local em poderia ser utilizado novamente pela guerrilha para libertar o segundo grupo de reféns. Em janeiro, as então reféns Clara Rojas e Consuelo González de Perdomo foram colocadas em liberdade neste mesmo lugar.

Reféns libertados pelas Farc na Colômbia chegam a Caracas.
Os quatro ex-congressistas colombianos ficaram em cativeiro na selva.Recém-libertado, Luis Pérez afirmou que viu Ingrid Betancourt há 23 dias.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir