Categoria Economia  Noticia Atualizada em 28-02-2008

Queda do dólar demora a chegar ao bolso do consumidor
TVs e máquinas fotográficas tiveram as maiores reduções em 2007
Queda do dólar demora a chegar ao bolso do consumidor
Foto: Reprodução

Em oito dias consecutivos de desvalorização registrados até o fechamento dos negócios desta quarta-feira (27), o dólar já perdeu quase 5% frente ao real. Só em 2007, a moeda norte-americana teve perda de 16,8%. Ainda assim, a queda não chegou ao bolso do consumidor.

Em oito dias consecutivos de desvalorização registrados até o fechamento dos negócios desta quarta-feira (27), o dólar já perdeu quase 5% frente ao real. Só em 2007, a moeda norte-americana teve perda de 16,8%. Ainda assim, a queda não chegou ao bolso do consumidor.

Especialistas dizem que é mais difícil perceber os efeitos da queda do dólar em produtos que podem permanecer mais tempo no estoque, como os eletroeletrônicos, por exemplo. Aliás, esse é um típico caso em que o recuo dos preços depende muito mais da briga com a concorrência ou da diminuição do consumo.

"O dólar caindo vai gerar oportunidade de um desconto no preço. O comerciante vai aproveitar ao máximo para adiar esse desconto para ganhar mais durante esse período. Enquanto tiver uma boa procura por seu produto, ele não vai dar o desconto da queda do dólar", afirma o professor de finanças Juliano Pinheiro.

É o que pode estar acontecendo também com um dos produtos importados mais procurados nesta época do ano. A pesquisa da FGV mostrou que o bacalhau subiu 1,03%, enquanto o dólar recuava. Mesmo com o azeite mais em conta (-8,10%), muita gente vai ter que mudar a receita pra manter a tradição da Quaresma.

Queda do dólar demora a chegar ao bolso do consumidor. TVs e máquinas fotográficas tiveram as maiores reduções em 2007.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir