Categoria M�sica  Noticia Atualizada em 28-02-2008

Morre Buddy Miles, ex-baterista de Jimi Hendrix
Instrumentista tinha 60 anos e sofria de problemas no cora��o
Morre Buddy Miles, ex-baterista de Jimi Hendrix
Foto: Reuters

Morreu na noite da �ltima ter�a-feira (26) o baterista Buddy Miles, que fez parte da lend�ria Band of Gypsies, do guitarrista Jimi Hendrix. Ele tinha 60 anos e sofria de problemas card�acos, informou seu assessor.

Miles, que nasceu em Omaha (Nebraska) j� tocava no conjunto de jazz de seu pai aos 11 anos. Segundo seu site, ele tocou em grupos como The Delfonics e The Ink Spots e acompanhou a lenda do soul Wilson Pickett. O baterista tocou no cl�ssico disco "Electric Ladyland" e se juntou logo depois � Band of Gypsies, que ainda contava com o baixista Billy Cox.

De acordo com seu site, ele tocou com Stevie Wonder, Muddy Waters, Barry White, David Bowie, George Clinton, Santana e Bootsy Collins.

Craig Balderston, um m�sico de Omaha, disse que costumava tocar com Miles durante os anos 90. "Ele era um fant�stico baterista e tamb�m um fant�stico cantor", disse.

Ap�s a morte de Hendrix, Miles retomou com sucesso o Buddy Miles Express, gra�as sobretudo ao disco "Them Changes", que se manteve nas paradas durante 74 semanas.

Em 1972, Miles gravou um disco ao vivo no Hava� com Carlos Santana, que se tornou um grande sucesso de vendas. Posteriormente, colaborou com nomes como Stevie Wonder, David Bowie e Bootsy Collins.

O m�sico passou um per�odo na pris�o no final da d�cada de 70 e in�cio de 80, por acusa��es relacionados com as drogas, mas voltou � m�sica em 1986, com o grupo California Raisins.

Em 1994, voltou a trabalhar com Santana e criou uma nova vers�o da Buddy Miles Express. Durante os �ltimos anos de sua vida, Miles se dedicou a manter vivo o esp�rito de Hendrix, atrav�s de atos promocionais e participa��es em tributos em sua mem�ria.

No momento de sua morte, trabalhava em tr�s projetos musicais e estava envolvido em atividades destinadas a arrecadar dinheiro para as v�timas de furac�es nos EUA.

Morre Buddy Miles, ex-baterista de Jimi Hendrix. Instrumentista tinha 60 anos e sofria de problemas no cora��o.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir