Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 28-02-2008

Criança que recebeu novo coração se recupera bem
Menino foi submetido a transplante de coração. Criança de dois anos permanece sedada e respira com ajuda de aparelhos.
Criança que recebeu novo coração se recupera bem

O menino de dois anos submetido a um transplante de coração na noite de quarta-feira (27) no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas se recupera bem da cirurgia, segundo boletim médico divulgado nesta quinta-feira (28) pela assessoria de impresa do Incor.

O menino está internado na UTI pós-operatória do Incor. De acordo com o boletim, seu quadro clínico é estável e evolui de forma satisfatória nas primeiras horas do transplante, que são as mais críticas. "Ele permanece sedado, com necessidade de auxílio respiratório, e sob tratamento medicamentoso com drogas vasoativas e contra rejeição do órgão (imunossupressoras)", diz o comunicado.

A criança estava internada desde o dia 4 de fevereiro no Incor por ter miocardiopatia dilatada. A operação durou cerca de quatro horas. Segundo Miguel Barbero Marcial, cirurgião chefe da equipe de transplantes infantil, o procedimento transcorreu sem problemas.

Segundo o médico, a criança entrará agora em uma outra etapa: lutar contra a rejeição do novo órgão que bate em seu peito. "Essa também é uma fase difícil. É preciso esperar pela reação dele e entrar com medicamento para evitar a rejeição. Também será necessário estimular o coração a funcionar bem, com drogas vasoativas", afirmou.
O transplante teve quatro horas de duração. A criança deixou o centro cirúrgico no início da madrugada de quinta-feira.

Prioridade
A criança era prioridade na fila dos transplantes infantis por causa da miocardiopatia dilatada. Na doença, a mesma apresentada por Rodrigo Melo Marques, de 4 anos, que passou pelo transplante em dezembro de 2007, o coração dilatado não tem força de contração suficiente para distribuir adequadamente o sangue pelo organismo.

De acordo com Miguel Barbero, o doador também foi uma criança, de quase três anos, do interior de São Paulo. O órgão para transplante chegou ao hospital às 21h30, trazido pela equipe de captação do instituto, com transporte pelo helicóptero Pelicano da Polícia Civil.

Japão
Ainda de acordo com o Incor, o menino foi internado em 4 de fevereiro, vindo da UTI do Jichi Children´s Medical Center, no Japão, onde estava havia nove meses. Ele adoeceu logo que os pais, que são brasileiros, chegaram ao Japão, a trabalho. Naquele país, não é permitido o transplante de órgãos retirados de menores de 16 anos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir