Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-02-2008

Cenipa anuncia medidas para diminuir acidentes aéreos
Pilotos que operam em São Paulo deverão ter treinamento específico
Cenipa anuncia medidas para diminuir acidentes aéreos
Foto: G1

O Centro de Investigações de Acidentes Aéreos (Cenipa) anunciou nesta quinta-feira (28) 49 recomendações para diminuir o número de acidentes aéreos no país.

Entre as medidas anunciadas estão: tornar obrigatório em todas as aeronaves um equipamento que alerta para a proximidade de outros aviões e exigir um treinamento específico para pilotos que operam em São Paulo.

Para o Cenipa, apesar de localizadas, as medidas ajudarão a melhorar a segurança de vôos em todo o país, que ganhou mais de duas mil aeronaves nos últimos dez anos. O destaque para São Paulo foi dado porque a situação no estado é uma das mais preocupantes já que ele possui o espaço aéreo mais movimentado do país, cortado por alguma aeronave 1.700 vezes por dia. A frota de helicópteros também é grande. A segunda maior do mundo, com quase 500 helicópteros. Fica atrás apenas de Nova York.

E a tendência é de que o tráfego aéreo em São Paulo continue aumentando. Só entre helicópteros, a cidade deve receber mais 80 nos próximos três anos.

Em todo o país, em 2006, foram registrados 64 acidentes. No ano passado, esse número subiu para 97 e, este ano, já aconteceram 22. "Estamos numa curva ascendente de acidentes, e todos nós temos que tomar providências para que essa curva seja revertida", disse Jorge Kersul Filho, chefe do Cenipa.

Cenipa anuncia medidas para diminuir acidentes aéreos
Pilotos que operam em São Paulo deverão ter treinamento específico.
Em 2007, foram registrados 97 acidentes em todo o país.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir