Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-02-2008

'Pessoas não gostam de casar em ano bissexto'
Data assusta superticiosos, mas aniversariante diz que é uma 'pessoa de sorte'
'Pessoas não gostam de casar em ano bissexto'
Foto: Reprodução

De quatro em quatro anos, fevereiro tem um dia mais. É o caso de 2008 e o dia 29 de fevereiro já começou. É um dia pouco visto no calendário. Por isso muita gente se confunde. Quem se lembra, não gosta.

"Há uma tradição, segundo a qual, em ano bissexto, as pessoas não gostam de casar, principalmente, se for no dia 29, evidentemente, por que ninguém quer comemorar um casamento de quatro em quatro anos", afirma o folclorista Carlos Felipe.

O ano bissexto aparece no calendário de quatro em quatro anos. A explicação está nos astros, nos estudos dos astrônomos. Por isso envolve tanto mistério, mas tudo não passa de uma convenção antiga, para que as pessoas possam contar o tempo.

Para dar uma volta completa em torno do sol, a terra gasta 365 dias e algumas horas. Para compensar surgiu o dia 29 de fevereiro.

"Aproximadamente 365 dias mais seis horas. Seis horas durante quatro anos somadas, seis mais seis mais seis mais seis vai gerar um dia, um dia extra que nós consideramos ano bissexto", diz o astrônomo Renato Las Casas.

Fernanda faz aniversário nesta sexta-feira (29). Nasceu há 24 anos, mas diz que tem outra idade. "Estou fazendo seis anos", diz ela.

A mãe não queria ir pra maternidade. "Fui pra o hospital chorando com medo dela nascer no dia vinte e nove. Era uma bobagem. Um medo bobo, não tem explicação", afirma a publicitária Patrícia Avellar.

Fernanda diz que é uma pessoa de sorte e pretende fazer festas infantis até os 60 anos. Afinal, ela só comemora nos anos bissextos.

"Quando fizer 60 anos, vou estar fazendo 15 e aí vou debutar", diz Fernanda.

'Pessoas não gostam de casar em ano bissexto'. Data assusta superticiosos, mas aniversariante diz que é uma 'pessoa de sorte'.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir