Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-02-2008

Príncipe vai sair do Afeganistão após vazamento de notícia
'Não lavei a roupa por uma semana', conta Harry. Príncipe está no Afeganistão desde dezembro de 2007
Príncipe vai sair do Afeganistão após vazamento de notícia
Foto: G1

O príncipe Harry da Inglaterra sairá do Afeganistão após o vazamento da notícia de que esteve as últimas dez semanas servindo no Exército britânico naquele país, confirmou nesta sexta-feira (29) o Ministério da Defesa.

A imprensa do Reino Unido tinha combinado com o Ministério da Defesa manter em segredo a ida de Harry, mas revelaram ontem a notícia, ao saber que a informação tinha aparecido no site americano "Drudge Report" e também na revista de celebridades australiana "New Idea".

Harry, terceiro na linha de sucessão à Coroa britânica e subtenente do regimento Household Cavalry, passou as últimas dez semanas na província de Helmand, no sul do Afeganistão, onde fica a maior parte dos militares britânicos.

O general Richard Dannatt, chefe do Exército britânico, tinha admitido que devia receber assessoria dos comandantes sobre o futuro do príncipe, depois que a notícia sobre a presença de Harry em uma das zonas mais perigosas do Afeganistão vazou em "sites estrangeiros".

Em troca do acordo com a imprensa britânica, estes conseguiram entrevistar o príncipe, de 23 anos, e obter imagens de seu trabalho no Afeganistão.

Segundo a imprensa britânica, o Ministério da Defesa teme que o príncipe possa ser alvo dos talibãs.

A missão de Harry é ser controlador de ataque conjunto, mais conhecido como JTAC, e consiste em realizar uma vigilância aérea detalhada atrás das linhas dos talibãs e inclui ordenar ataques aéreos em posições inimigas.

O filho do príncipe de Gales tinha manifestado no ano passado sua frustração por não ir ao Iraque, decisão tomada pela Defesa diante do temor de que ele e seus companheiros pudessem ser alvos de ataques.

Em declarações à imprensa britânica, gravadas durante sua presença no Afeganistão, o príncipe disse que era melhor estar no país asiático do que receber relatos do que acontecia naquele país aos outros britânicos.

Aviso da rainha
Também admitiu que foi sua avó, a rainha Elizabeth II, que lhe informou sobre seu envio ao Afeganistão.

"Ela me disse. Disse que iria ao Afeganistão", afirmou. "Acho que ela está feliz que eu tenha a oportunidade de fazer o que quero", acrescentou.

Perguntado sobre se sua família estava preocupada com ele, Harry admitiu que não, porque "ninguém sabe na realidade onde estou e eu prefiro manter assim, por enquanto, até que volte inteiro e então possa dizer onde estive", em referência aos membros da Família Real que não fazem parte de seu círculo mais próximo.

Ao falar de sua experiência, o príncipe admitiu que não chegou a tomar banho durante quatro dias.

"Não lavei a roupa por uma semana. É bom ser uma pessoa normal pelo menos uma vez".

Desculpa
A revista de celebridades australiana "New Idea" pediu desculpas nesta sexta (29) por ter revelado que Harry se encontrava no Afeganistão, e assegurou desconhecer o acordo para manter em segredo seu paradeiro.

"A 'New Idea' não recebeu nenhuma nota de imprensa sobre o embargo, e desconhecia a existência de qualquer comunicado do tipo", indicou a direção da revista.

Príncipe vai sair do Afeganistão após vazamento de notícia
'Não lavei a roupa por uma semana', conta Harry.
Príncipe está no Afeganistão desde dezembro de 2007.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir