Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 29-02-2008

Bombardeios de Israel matam 20 na Faixa de Gaza
Pr�dio de sindicato destru�do ap�s ataque a�reo israelense na cidade de Gaza; pelo menos 20 pessoas morreram, inclusive crian�as e civis
Bombardeios de Israel matam 20 na Faixa de Gaza
Foto: Mahmud Hams/AFP

Por Nidal Al Mughrabi

GAZA (Reuters) - Israel realizou na quinta-feira uma furiosa sequ�ncia de bombardeios que matou 20 palestinos na Faixa de Gaza, inclusive v�rios civis e crian�as, al�m de militantes isl�micos envolvidos no disparo de foguetes contra o territ�rio israelense.

A Cruz Vermelha e a Uni�o Europ�ia pediram modera��o a Israel. Em dois dias de confrontos, houve 33 mortos, incluindo um israelense atingido na quarta-feira por um foguete na cidade de Sderot -- a primeira v�tima fatal desse tipo de incidente desde maio.

Na quinta-feira, quatro meninos palestinos que jogavam futebol foram mortos na Faixa de Gaza. Um beb� morreu no ataque a um minist�rio controlado pelo grupo isl�mico Hamas.

As explos�es continuaram noite adentro. H� dezenas de feridos no populoso territ�rio litor�neo palestino.

Os incidentes desta semana s�o um mau pren�ncio para a visita da secret�ria norte-americana de Estado, Condoleezza Rice, que vai na semana que vem a Israel e � Cisjord�nia para tentar estimular o processo de paz, retomado precariamente em novembro.

Moradores disseram que soldados invadiram casas no sul de Gaza. Um porta-voz do presidente palestino, Mahmoud Abbas, que � inimigo do Hamas, acusou Israel de tentar solapar as negocia��es de paz.

Rice, que encontrou Olmert na quinta-feira em T�quio, n�o quis comentar se pediu a ele que n�o usasse a "for�a desproporcional", mas disse que o Hamas deve parar de disparar foguetes da Faixa de Gaza, regi�o que est� sob o controle do grupo isl�mico.

Alguns desses foguetes atingiram a cidade de Ashkelon, mais distante da fronteira, o que significa que os militantes est�o usando m�sseis sovi�ticos Katyusha, em vez dos artesanais Qassam, com menor alcance e pot�ncia.

Sobre a morte dos quatro garotos, de 10 a 15 anos de idade, o Ex�rcito israelense disse que o alvo era um grupo que disparava foguetes. Um outro ataque, contra uma van que transportava refrigerantes e salgadinhos, matou um fabricante de muni��es de um grupo aliado ao Hamas. Dois funcion�rios da companhia el�trica local morreram no ataque � van.

Pelo menos 11 dos mortos de quinta-feira eram militantes. Desde o in�cio do m�s, os bombardeios israelenses fizeram 66 v�timas fatais. Em janeiro, foram 62 mortos na Faixa de Gaza.

Embora muitos dos mortos estivessem armados, cr�ticos de Israel dizem que o n�mero mostra uma rea��o desproporcional aos foguetes lan�ados diariamente contra o territ�rio israelense, que em geral causam poucas v�timas, embora perturbem o cotidiano de cidades e aldeias israelenses pr�ximas � fronteira.

Houve grande como��o em Israel pela morte em Sderot de um homem que era pai de quatro filhos. Um porta-voz da chancelaria disse que os foguetes "podem nos deixar sem escolha" sen�o enviar tropas terrestres, cerca de dois anos e meio depois da desocupa��o militar da Faixa de Gaza.

Mas Olmert, certamente consciente de que uma invas�o provocaria mais baixas em ambos os lados, pareceu mais cauteloso. "Estamos no auge da batalha", afirmou em T�quio, para em seguida ressalvar que a guerra � "um longo processo", para o qual "n�o h� f�rmula m�gica".

(Reportagem adicional de Arshad Mohammed e Tova Cohen em T�quio, Nidal al-Mughrabi em Gaza, Atef Saad em Nablus e Dan Williams, Ori Lewis e Avida Landau em Jerusal�m)

Bombardeios de Israel matam 20 na Faixa de Gaza

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir