Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-02-2008

Criadora do Harry Poter ataca livro rival
J.K. Rowling leva adiante processo contra editora que tentou publicar enciclop�dia do bruxo
Criadora do Harry Poter ataca livro rival
Foto: Bill Haber

De acordo com a criadora da s�rie de livros "Harry Potter", sua bondade em rela��o a seus f�s pode vir a assombr�-la. Em documento que faz parte de um processo, aberto em Nova York, J.K. Rowling afirma que se sentiu tra�da por um f�, Steven Vander Ark, que tentou publicar a obra de refer�ncia "Harry Potter Lexicon" sem autoriza��o.

Ark � editor de um website que cont�m uma cole��o de textos escritos por f�s e material enciclop�dico sobre o universo de Harry Potter, incluindo listas de feiti�os e po��es descritos nos livros, um cat�logo de criaturas m�gicas e uma tabela das principais personalidades do mundo da bruxaria.

Rowling disse que ficou especialmente irritada com o fato de que o propriet�rio do site e a editora do livro, a RDR Books, insistiram que ela deveria aceitar o projeto por ser baseado num trabalho gratuito e realizado por f�s.

"Estou profundamente perturbada pelo retrato que fizeram de meus esfor�os para proteger os direitos autorais dos livros de Harry Potter", diz a autora nos documentos enviados � Justi�a na quarta-feira (27), que fazem parte do processo contra a editora sediada em Michigan.

Rowling afirma que pretende publicar sua pr�pria enciclop�dia sobre o universo de Harry Potter.

"Se a posi��o da RDR Books for aceita, isso ter�, sem d�vida alguma, um impacto negativo significante na liberdade que os f�s genu�nos t�m na internet", diz a escritora. "Autores em todo o mundo ser�o for�ados a proteger suas cria��es de forma mais rigorosa, negando permiss�o a f�s de boa f� que queiram levar adiante atividades criativas leg�timas."

Ela acrescenta: "� devastador contemplar a possibilidade dessa severa altera��o na rela��o entre autores e f�s".

Rowling entrou com o processo em outubro de 2007 em parceria com o est�dio de cinema Warner Bros., dono dos direitos de propriedade intelectual dos livros e filmes "Harry Potter". A publica��o do livro de refer�ncia, antes prevista para 28 de novembro, foi bloqueada pela Justi�a.

O editor respons�vel pela RDR afirma que o "Harry Potter Lexicon" � uma "obra de refer�ncia cr�tica" e n�o competiria com a enciclop�dia oficial escrita por J.K. Rowling.

Em seu website, a RDR Books afirma que estava "determinada a publicar esse livro em benef�cio dos f�s de Harry Potter de todo o mundo". No passado, Rowling apontou o website de Steven Vander Ark como digno de elogios.

Criadora de 'Harry Potter' ataca livro rival. J.K. Rowling leva adiante processo contra editora que tentou publicar enciclop�dia do bruxo.

Fonte:
 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir