Categoria Politica  Noticia Atualizada em 29-02-2008

Reunião com Múcio decidirá novo impasse em CPI
Líder do PT na Câmara, Maurício Rands, tenta convencer base a inverter cargos
Reunião com Múcio decidirá novo impasse em CPI

O líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE), afirmou que uma reunião na terça-feira (4) no Palácio do Planalto vai definir o novo impasse para a instalação da CPI mista dos Cartões.

Rands irá explicar ao ministro das Relações Institucionais, José Múcio, e aos líderes do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), e no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), os motivos que levam o PT a exigir a presidência da CPI ao invés da relatoria.

A principal questão colocada pelos petistas é que a presidência permite o controle da CPI, o que daria mais segurança ao governo. "Queremos garantir um bom formato para a comissão. A presidência dita o ritmo do trabalho e organiza o ritmo da CPI", afirma o líder do PT na Câmara.

O novo impasse surgiu após o acordo construído por Jucá na quarta-feira (27). Ficou acertado que o PSDB ficaria com a presidência da CPI mista e o PT ocuparia a relatoria. O PSDB indicou a senadora Marisa Serrano (MS) para conduzir os trabalhos, mas o PT discordou do acordo e não confirmou Luiz Sérgio (RJ) como relator, reivindicando a presidência.

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), descarta a troca. Para ele, o que vale é o acordo feito com Jucá, que contou com o aval de Múcio. "É um gesto pouco maduro deles. Compromisso é compromisso, você tem que cumprir acordo até quando dói".

Virgílio afirmou que caso o PT insista na troca a oposição voltará a trabalhar com a idéia de instalar uma outra CPI exclusiva no Senado. "Se for continuar esse constrangimento eu peço para ler a CPI do Senado e não saio da outra. Fico nas duas e faço tudo que eles não querem", diz o líder tucano.

Reunião com Múcio decidirá novo impasse em CPI. Líder do PT na Câmara, Maurício Rands, tenta convencer base a inverter cargos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir