Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-02-2008

Governo turco confirma fim da ofensiva militar no Iraque
As tropas j� come�aram a retornar aos quart�is
Governo turco confirma fim da ofensiva militar no Iraque

A ofensiva turca no norte do Iraque contra os insurgentes do Partido dos Trabalhadores do Curdist�o (PKK, guerrilha separatista curda) acabou � meia-noite, confirmou o governo da Turquia. As unidades militares j� voltaram aos quart�is.

Muitos ve�culos militares seguiam para a cidade de Cukurca, na fronteira com o norte do Iraque, segundo a rede de TV "NTV".

Avi�es de guerra turcos bombardearam as posi��es do PKK no norte do Iraque durante a noite de quinta-feira, mas a situa��o era tranq�ila na regi�o na manh� desta sexta (29).

A ofensiva terrestre turca contra as bases do PKK no norte do Iraque come�ou no dia 21 de fevereiro.

De acordo com o �ltimo balan�o divulgado pelo Estado-Maior turco, a incurs�o, realizada em pleno inverno e com apoio da avia��o e da artilharia, deixou 237 guerrilheiros e 27 soldados turcos mortos.

A ofensiva teve dura��o de oito dias, com milhares de soldados (at� 10 mil, segundo a imprensa turca) combatendo do outro lado da fronteira.

Na quinta-feira, a Turquia se negou a deixar o Iraque, apesar dos insistentes pedidos do presidente americano, George W. Bush, e de seu secret�rio de Defesa, Robert Gates, que visitou Ancara e defendeu o fim r�pido da opera��o.

Lado curdo
O deputado curdo no Parlamento iraquiano Mahmoud Osman disse nesta sexta-feira (29) que a retirada das tropas turcas do Curdist�o iraquiano � "parcial".

Osman, deputado da Alian�a Curda, disse � Ag�ncia Efe que uma parte das tropas turcas que entraram h� oito dias no Iraque saiu, devido, "aparentemente", �s condi��es meteorol�gicas adversas.

O membro do Partido Democr�tico do Curdist�o, liderado pelo presidente da regi�o aut�noma do Curdist�o iraquiano, Massoud Barzani, n�o deu, no entanto, n�meros sobre a quantidade de tropas que tinham se retirado.

O site do governo aut�nomo do Curdist�o iraquiano afirma que o Ex�rcito turco come�ou a sair da regi�o curda do Iraque, mas que n�o se sabe se esta retirada ser� parcial ou total.

Governo turco confirma fim da ofensiva militar no Iraque. As tropas j� come�aram a retornar aos quart�is.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir