Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-02-2008

Mulheres lideram multas por usar celular ao volante
A base de 3 milh�es de multas mostra homens mais agressivos e imprudentes.Coordenadora diz que n�o importa sexo e que a situa��o � muito grave
Mulheres lideram multas por usar celular ao volante
Foto: www.g1.com.br

Uma an�lise do Detran sobre o total de multas aplicadas no Rio de Janeiro confirmou que mulheres costumam ser mais prudentes ao volante que os homens, mas, num ponto, elas t�m atitude de maior risco: falam mais ao celular quando est�o dirigindo, fazendo com que liderem as estat�sticas para esse tipo de infra��o.

A coordenadora de estat�stica do Detran fluminense adverte que o problema � grave em todos os itens:

"N�o tem sentido ficar falando em quem dirige melhor, se o homem ou a mulher. O que importa � quem dirige com consci�ncia, respeito e cidadania", diz Alda Ara�jo, que trabalhou em cima de uma base de cerca de tr�s milh�es de multas aplicadas durante o ano de 2007 no Rio de Janeiro.

Diante dos n�meros, a coordenadora de estat�stica diz que � "assustador o n�mero de infra��es cometidas" por ambos os sexos, mas os homens s�o imbat�veis. Os acidentes" boa parte provocada pelos motoristas" mataram, no estado, 2503 pessoas em 2006 e, at� outubro de 2007, foram cerca de 2000 mil mortes.

"N�o d� para cometer uma infra��o, matar algu�m e dizer para a v�tima: a�, desculpa, foi mal, viu", diz, indignada, a coordenadora Alda.

Motoristas ao telefone
Segundo o departamento de estat�stica do Detran, as multas por falar no celular ao dirigir s�o divididas em 55,7% para mulheres e 44,3% para os homens.

Diferentemente das mulheres, o perfil dos homens que a leitura da amostra revela que eles, al�m de serem a maioria no tr�nsito, na propor��o de 2,6 homens para uma motorista, s�o mais agressivos: dirigem mais sem o cinto de seguran�a, avan�am mais o sinal vermelho e s�o multados com muito mais freq��ncia por excesso de velocidade: 81,4% contra 18,6% das mulheres, na modalidade de 50% acima da velocidade permitida. Eles lideram tamb�m as multas de 20 a 50% acima da velocidade permitida na via.

A coordenadora de estat�stica do Detran-RJ informa que os motoristas" homens e mulheres" adotam comportamento conden�vel ao reduzir a velocidade nas imedia��es dos radares e "pardais" para, logo em seguida, acelerar o ve�culo:

"H� evidente risco de abalroamento na freada e de atropelamento na acelera��o", explica Alda.

A leitura dos dados enfrentou um problema de metodologia, explica a coordenadora. Como parte das infra��es est� atribu�da a carros de pessoas jur�dicas, n�o h� indica��o do sexo do infrator: teoricamente, a propor��o de homens deve ser bem maior do que o de mulheres.

"Repito: n�o importa o sexo. O que importa � dirigir com consci�ncia, respeito e cidadania. E isso n�o � coisa de curto prazo, n�o. � coisa de m�dio e longo prazo. Basta olhar para o cinto de seguran�a e perceber que, mesmo com a resist�ncia de alguns, o uso se tornou um h�bito para quase todos s� depois de algum tempo", conclui Alda Ara�jo

Mulheres lideram multas por usar celular ao volante.

A base de 3 milh�es de multas mostra homens mais agressivos e imprudentes.Coordenadora diz que n�o importa sexo e que a situa��o � muito grave.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir