Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-02-2008

Explosão é alerta a quem tem carro a gás.
Rio é o estado com mais conversões do combustível. Vistoria é realizada em locais autorizados pelo Inmetro.
Explosão é alerta a quem tem carro a gás.

O carro que explodiu em um dos acessos à Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta sexta feira (28), é um alerta para quem tem um veículo movido a gás. Segundo os bombeiros, o automóvel pegou fogo e em seguida o cilindro de gás natural do combustível explodiu. O motorista José Castro Moreira Carneiro saiu do veículo a tempo e foi levado para o hospital com pressão alta, mas já foi liberado. O acidente congestionou o trânsito da Barra e da Zona Sul do Rio.

O Rio é onde se faz mais conversões e tem a maior frota de carros a gás do país, com 42% do total nacional. Segundo os técnicos, o gás é seguro se a conversão for feita em oficinas credenciadas, com peças homologadas e se for feita a vistoria anual, obrigatória por lei.

Vistoria
A vistoria é realizada em locais autorizados pelo Inmetro e só depois de feita é que os motoristas podem fazer o licenciamento anual nos Detrans. No ato da instalação do kit e nas revisões, as oficinas e as peças têm que ter o selo de aprovação. O item de segurança mais importante é o cilindro.

O gás que sai é o combustível que acende a chama ou faz o motor funcionar. Quando o cilindro é aquecido, no caso de incêndio, por exemplo, é preciso que a válvula de segurança entre em ação.

Os técnicos afirmam que a válvula pode não funcionar somente em equipamentos sem manutenção, fora do prazo de validade, adulterados ou de má qualidade.

Explosão é alerta a quem tem carro a gás.
Rio é o estado com mais conversões do combustível.
Vistoria é realizada em locais autorizados pelo Inmetro.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir