Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-02-2008

Gêmeas nascem em "dia extra".
A cada quatro anos, mês de fevereiro tem 29 dias, em vez dos habituais 28.Irmãs gêmeas nasceram em Vitória
Gêmeas nascem em "dia extra".
Foto: Daniel Marenco/Agência RBS

Supersticiosos acreditam que o dia 29 de fevereiro, que acontece apenas a cada quatro anos, é um dia de sorte. Para a mãe Sandra dos Santos, a data será realmente especial. Ela deu à luz as gêmeas Emili e Milena em Vitória.

Somente em 2012 as irmãs poderão comemorar o aniversário no dia correto. Em Porto Alegre, o dia também foi de alegria para Beatriz Aresi Madruga Lopes. Seu filho, Lorenzo, nasceu na manhã desta sexta.

Registro
De acordo com Rogério Bacellar, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), os pais dos nascidos no dia 29 de fevereiro não podem mais negociar na hora de registrar os filhos. "Até 1992, os pais tinham a chance de declarar o nascimento no dia 28 de fevereiro, 29 de fevereiro ou 1º de março. Agora, eles devem ser registrados no dia 29", afirma Bacellar.

O "dia extra"
Esse dia a mais acontece a cada quatro anos, sempre em fevereiro. A explicação: a Terra demora 365 dias e seis horas para dar uma volta completa em torno do Sol. A cada quatro anos é feita a compensação dessas seis horas, com o acréscimo de um dia no calendário; é o 29 de fevereiro.

"Sem esse ajuste, o calendário ficaria defasado com o passar dos anos e as estações teriam início fora do período adequado", explica Ana Maria Zodi, pesquisadora de visão de astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Gêmeas nascem em "dia extra".
A cada quatro anos, mês de fevereiro tem 29 dias, em vez dos habituais 28.Irmãs gêmeas nasceram em Vitória

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir