Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 29-02-2008

'Bode' surpreende na Bahia
Com cinco anos de vida, Vit�ria da Conquista desbanca os grandes e lidera o Estadual
'Bode' surpreende na Bahia
Foto: http://globoesporte.globo.com

L�der do Campeonato Baiano com 31 pontos, um a mais que o Bahia, e seis a frente do Vit�ria, o Vit�ria da Conquista vem surpreendendo os grandes. Com apenas cinco anos de exist�ncia, o clube, que leva o nome da terceira maior cidade do Estado da Bahia, surgiu atrav�s de um trabalho filantr�pico. O GLOBOESPORTE.COM conversou, por telefone, com Ederlane Amorim, ex-jogador e presidente do clube, que detalha como tudo come�ou.

- Em 2001, criei uma escolinha de futebol chamada "Projeto Primeiro Passo", onde cuid�vamos de crian�as carentes da cidade, garotos entre 15 a 18 anos. Esse projeto durou de 14 de maio de 2001, at� janeiro de 2005. Nesse per�odo, ganhou for�a, os empres�rios da regi�o abra�aram a causa, e os parceiros foram aparecendo. A cidade de Vit�ria da Conquista n�o tinha futebol profissional h� muito tempo" explica.

Oficialmente o clube foi fundado em janeiro de 2005. Por�m, somente no ano seguinte o Vit�ria da Conquista finalmente foi registrado na Federa��o Baiana de Futebol.

- Existiam tr�s clubes da cidade j� registrados, mas inativos. Pelo regulamento, � um clube registrado para cada 100 mil habitantes. Como a cidade � pequena, e por conta destes tr�s clubes, acabou n�o sendo poss�vel. Em 2006, Edinaldo Rodrigues, presidente da FBF, com o bom senso da CBF, permitiu" esclarece.

'Bode' surpreende na Bahia
Com cinco anos de vida, Vit�ria da Conquista desbanca os grandes e lidera o Estadual

Fonte: http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir