Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 01-03-2008

Fontes: engenheiro, vendedor, 007 e frasista
Sucessor de Robert Scheidt na classe Laser fala em manter tradi��o de medalhas do pa�s
Fontes: engenheiro, vendedor, 007 e frasista
Foto: http://globoesporte.globo.com

Alexandre Cossenza

Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Bruno Fontes � um atleta diferente da maioria. Possui diploma em engenharia ambiental, dispensa empres�rios - embora tenha patrocinadores fi�is -, n�o fala com mod�stia excessiva e sempre faz a festa dos jornalistas com frases de impacto ao descer do barco. Catarinense de 28 anos, ele garantiu, nesta sexta-feira, a vaga brasileira da classe Star para as Olimp�adas de Pequim, e ser� o sucessor de Robert Scheidt. Segundo ele, conseq��ncia de um trabalho incans�vel em v�rias �reas.

- Luto pelos meus objetivos. A partir do momento que eu decidi velejar, vi que precisaria de patroc�nio. Para ter patroc�nio, � preciso ter bons resultados. Para ter bons resultados, eu tenho que me dedicar. � um ciclo. Gra�as a deus, sou o mais profissional poss�vel. N�o adianta eu ser um grande velejador se eu n�o fizer a parte fora d'�gua bem feita - disse, no Iate Clube do Rio de Janeiro, durante a Seletiva Pr�-Ol�mpica, disputada na Ba�a de Guanabara, nesta semana.

Fontes sempre correu por conta pr�pria atr�s de empresas dispostas a investir nele. Quando come�ou a cursar a faculdade de engenharia ambiental, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - influ�ncia do pai, engenheiro -, batalhou e conseguiu apoio financeiro de um bingo. Com o diploma na m�o, voltou a velejar em tempo integral e conseguiu mais patrocinadores. "Trabalho de vendedor", garante.

- Bato em porta, fa�o tudo, e me vejo como um produto. Tento dar palestras, fazer parte da empresa, dar aulas de vela para os funcion�rios. Eu me engajo como integrante da empresa. E tem que saber vender bem, sen�o n�o d� certo.

"O sol est� brilhando para mim. Que continue assim at� o sol nascente".
Bruno Fontes, velejador classificado para as Olimp�adas de Pequim

O resultado disso est� no perfeito planejamento para as Olimp�adas de Pequim. Mesmo � sombra do bicampe�o ol�mpico Robert Scheidt - foi reserva em Atenas/2004 e no Pan do Rio -, Fontes tem patrocinadores desde o in�cio deste ciclo de quatro anos. Em seu site, o www.brunofontes.com, o catarinense publica valores estimados de quanto oferece de retorno a seus patrocinadores. E revela: h� espa�o para fechar uma �ltima cota publicit�ria antes de ir a Pequim. Tarefa que concluir� respeitando seus valores.

- Agora � negociar e dar prefer�ncia a quem sempre me ajudou. N�o adianta ser mercen�rio. � importante valorizar quem acreditou em mim durante muito tempo.

"Netuno mandou boas ondas e muito vento para mim. Hoje, deu tudo certo".
Bruno, nesta sexta, ao confirmar a vaga

Outra caracter�stica que separa Fontes dos demais � a capacidade de produzir frases de efeito, aquelas que v�o parar nas manchetes dos jornais e nos t�tulos das reportagens. "Tudo no improviso", garante o catarinense, com um sorriso, quando indagado a respeito. Resultado de sua paix�o por escrever, diz.

Bruninho, como � conhecido no meio da vela, pode n�o ser o t�pico atleta ol�mpico, mas tem l� suas supersti��es. O n�mero da vela, 007, � um deles. Fontes diz que � uma refer�ncia, e o faz lembrar dos milagres produzidos pelo espi�o brit�nico, mas lamenta n�o ter conseguido produzir a m�gica necess�ria para superar Scheidt nas �ltimas eliminat�rias.

As duras derrotas, sofridas para o maior vencedor da vela brasileira nos �ltimos tempos, jamais abalaram sua confian�a. Desde que chegou ao Rio para a Seletiva, mostrou toda confian�a do mundo em seu trabalho e, em momento algum, deixou de falar que a vaga ol�mpica seria sua. Fontes n�o subestimou os advers�rios, mas tamb�m n�o exagerou na mod�stia. Invicto no Brasil h� dois anos, chegou a dizer que era o atleta mais preparado para representar o pa�s. A Seletiva confirmou.

- Vou trabalhar duro para manter a tradi��o da Laser. N�o quero deixar que ningu�m sinta a aus�ncia do Scheidt, e tamb�m quero conquistar uma medalha, que � um sonho.

Fontes: engenheiro, vendedor, 007 e frasista
Sucessor de Robert Scheidt na classe Laser fala em manter tradi��o de medalhas do pa�s

Fonte: http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir