Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 01-03-2008

LEMBRA DELE? Mirandinha, carrasco verde
O atacante, que hoje vive em Recife, era o terror corintiano nos cl�ssicos com o Palmeiras
LEMBRA DELE? Mirandinha, carrasco verde
Foto: http://globoesporte.globo.com

Marcel Rizzo

Do GLOBOESPORTE.COM, em Atibaia (SP)

Mirandinha est� com 37 anos. Atuou no Corinthians no final da d�cada de 90, depois de se destacar no Paysandu em um Campeonato Brasileiro anos antes. N�o foi �dolo, como craques como Neto ou S�crates, mas quando tinha um Corinthians x Palmeiras era o nome dele que a Fiel gritava. Especialista em derrubar o principal rival alvinegro, Mirandinha tem impressionantes 14 gols em dez cl�ssicos disputados entre Tim�o e Verd�o (assista a alguns gols no v�deo ao lado).

- Tem jogador que � med�ocre e fica com medo de cl�ssico. Eu n�o era med�ocre e adorava um cl�ssico. Principalmente contra o Palmeiras. Se tivesse cl�ssico toda semana eu teria sido um dos maiores artilheiros da hist�ria do Corinthians - avisa Isa�lton Ferreira da Silva, o Mirandinha.

O ex-jogador j� n�o tinha papas na l�ngua quando atuava. Imagine agora, que est� aposentado dos gramados. Atualmente Mirandinha cuida de duas escolinhas suas em Recife (PE) e atua como empres�rio de alguns moleques que se destacam sob sua tutela. J� emplacou alguns no Paran� Clube, gaba-se. Mas ele gosta mesmo � de lembrar de gols que marcou pelo Corinthians contra o Palmeiras:

- O mais importante foi um em Presidente Prudente. E o mais bonito tamb�m. O Maur�cio (goleiro do Tim�o na partida) iniciou a jogada, a bola passou pelo Andr� Luiz e eu driblei v�rios jogadores at� marcar. Entrei rasgando no segundo pau. Foi o gol do empate. Desse eu n�o esque�o nunca mais - diz Mirandinha.

O jogo foi em 9 de mar�o de 1997, no interior paulista (600 km da capital, em Presidente Prudente). Acabou 2 a 2, depois de o Tim�o sair na frente, Luiz�o e Viola virarem para o Verd�o e Mirandinha decretar o empate aos 38 minutos do segundo tempo.

Se tivesse Corinthians x Palmeiras toda semana eu seria um dos maiores artilheiros da hist�ria

Mirandinha, ex-atacante do Corinthians

AS PROVOCA��ES
Viola, ali�s, � citado por Miradinha como um dos jogadores que mais fazem falta ao futebol brasileiro atualmente.

- Pela l�ngua mesmo. Falam que provocar faz ter viol�ncia, mas n�o tem nada disso. Eu provocava mesmo e nunca tive problema - diz Mirandinha.

Contra o Palmeiras, por�m, Mirandinha fez inimizades. E a principal delas foi com o goleiro rival Velloso. Mirandinha diz que � birra do advers�rio porque levava muitos gols dele e, na �poca, o ent�o corintiano n�o perdoou.

- Eu falava para todo mundo que o Velloso estava perdendo o cabelo porque estava preocupado com os gols que eu estava marcando nele. Ele ficou muito bravo e nunca mais falou comigo. Anos depois fui jogar no Am�rica Mineiro e ele estava no Atl�tico. No jogo, mal olhou para mim - comenta Mirandinha.

LEMBRA DELE?
Nome: Isa�lton Ferreira da Silva (Mirandinha)
Posi��o: Atacante
Nascimento: 13/11/1970, em Recife-PE
Jogos pelo Corinthians: 161 (de 1996 a 1999)
Gols pelo Corinthians: 43
T�tulos pelo Corinthians: 3 (Paulistas 97 e 99; Brasileiro 98)

E nem tente perguntar ao ex-atacante se ele se arrepende das provoca��es.

- Faria tudo de novo. Eu entrava contra o Palmeiras para matar. Era sempre o jogo da vida. E provocava mesmo, isso d� gra�a ao futebol. Caras como o Paulo Nunes, Viola, Edmundo, Rom�rio merecem cr�dito. O futebol hoje em dia est� muito chato - diz Mirandinha.

Eu dizia que o Velloso perdia o cabelo pelos gols que eu marcava nele. Ele nunca mais falou comigo...
Mirandinha, sobre o ex-goleiro palmeirense

SAUDADE E VISITA
Mirandinha n�o visita o Parque S�o Jorge faz dois anos. E tem bastante saudade do clube e de ex-funcion�rios. Tanto que depois de conversar com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM, por telefone, teve uma id�ia: por que n�o ir at� S�o Paulo no final de semana assistir ao cl�ssico do Morumbi?

- Acho que vou me dar uma folga. Estou trabalhando muito. E vou ver se pego um avi�o at� S�o Paulo. O jogo � domingo, 16h, n�? Seria bom rever o pessoal - comenta o agora empres�rio.

E ele tem sua aposta para a partida:

- Olha, o Palmeiras tem o melhor treinador do Brasil, que � o Luxemburgo. Mas sou corintiano, n�? Ent�o vou apostar 1 a 0 para a gente. E tomara que eu esteja no est�dio para dar aquela sorte - diz Mirandinha, que at� hoje n�o segura a risada em nenhuma das provoca��es que faz...

LEMBRA DELE? Mirandinha, carrasco verde
O atacante, que hoje vive em Recife, era o terror corintiano nos cl�ssicos com o Palmeiras

Fonte: http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir