Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 01-03-2008

Ataques de Israel a Gaza já mataram mais de 50 quatro dias
Neste sábado (1), mais de 20 palestinos morreram na Faixa de Gaza. Entre os mortos está um bebê de 13 meses
Ataques de Israel a Gaza já mataram mais de 50  quatro dias
Foto: Ashraf Amra

Mais de 20 palestinos morreram e 60 ficaram feridos na manhã deste sábado após ataque israelense no norte da Faixa de Gaza. O principal alvo foi o campo de refugiados de Jabalya.

O chefe do serviço de urgência do Ministério da Saúde de Gaza, Moawiya Hasanin disse que desde a manhã de quarta-feira (27), quando piorou a violência, 54 palestinos faleceram e 200 ficaram feridos na ofensiva militar israelense contra a Faixa de Gaza.

A AP noticia a morte de 57 pessoas desde quarta-feira, e destes 24 são civis.

O chefe do serviço de urgência do Ministério da Saúde de Gaza, Moawiya Hasanin, disse aos meios em Gaza que pelo menos 20 palestinos morreram. A agência de notícias Associated Press (AP) fala em 24 mortos, entre eles um bebê de 13 meses e dois adolescentes, e mais nove civis. A agência Efe diz que entre os mortos há três crianças.

Segundo a Efe, citando como fonte Hasanin, outras 60 pessoas ficaram feridas de diversa consideração no campo de refugiados de Jabalya.

Neste sábado
Fontes da polícia do Hamas disseram que aviões israelenses lançaram três ataques no norte da faixa no começo da manhã deste sábado, que foram seguidos por uma pequena incursão terrestre na zona divisória ao campo, agregaram as fontes.

Vários tanques e veículos blindados do Exército israelense, apoiados do ar por helicópteros irromperam nos bairros de Abu Safeya e antes desses bairros, o que impediu que as ambulâncias pudessem se aproximar em um primeiro momento da zona devido ao intenso fogo.

Testemunhas disseram que um dos mísseis disparados por Israel caiu em uma casa na qual morreram duas crianças: Jaclyn Abu Shabak, de 12 anos, e seu irmão Mohammed, além de outro residente de 45 anos identificado como Basam Obied.

As "Brigadas de Jerusalém", braço armado da Jihad Islâmica, disseram que um de seus militantes morreu e dois ficaram feridos em um ataque aéreo israelense que teve como alvo um grupo de milicianos no bairro Al-Kashef de Jabalya.

Outro miliciano, membro do braço armado do Hamas, as "Brigadas de Ezzedin al-Qassam", morreu em um ataque aéreo contra seu veículo ao leste do campo de refugiados, segundo afirmou o movimento islâmico em comunicado.

O Exército israelense disse que promove uma operação na região norte da Faixa de Gaza cujo objetivo é impedir o disparo de foguetes contra seu território.

As milícias palestinas dispararam uma centena de foguetes e bombas contra localidades israelenses próximas da faixa nos últimos dias, o que causou a morte na quarta-feira de um civil na cidade de Sderot.

Uma porta-voz militar israelense disse para a Efe que no transcurso da operação foram atingidos vários alvos como grupos de milicianos, embora não tenha podido dar mais detalhes sobre a mesma até que seja concluída.

"Temos conhecimento que foram atingidos alvos civis nesta operação e reiteramos que não são o objetivo das operações do Exército israelense", referiu a fonte.

Acrescentou que os alvos das atividades são os pontos de onde os foguetes são disparados contra Israel, ou fabricados e que o Exército "não é responsável se este tipo de atividade é realizada perto de civis".

Ataques de Israel a Gaza já mataram mais de 50 quatro dias.

Neste sábado (1), mais de 20 palestinos morreram na Faixa de Gaza. Entre os mortos está um bebê de 13 meses.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir