Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-03-2008

Príncipe Harry chega de volta à Inglaterra
Harry ficou no Afeganistão por 10 semanas. Realeza foi recebido neste sábado (1) pelo pai, o príncipe Charles
Príncipe Harry chega de volta à Inglaterra
Foto: www.g1.com.br

O príncipe Harry, terceiro na ordem de sucessão ao trono britânico, retornou na manhã deste sábado (1) a seu país depois de ter passado dez semanas combatendo os talibãs no AfeganistãoAs redes de televisão britânicas transmitiram a chegada ao vivo.

Harry foi retirado imediatamente do Afeganistão, depois que a notícia de seu envio ao país asiático vazou para a imprensa de todo o mundo.

Seu pai, o príncipe Charles, e seu irmão, o príncipe William, receberam na base da Real Força Aérea Britânica de Brize Norton, em Oxfordshire, sul da Inglaterra, informou o Ministério da Defesa do Reino Unido.
Harry, de 23 anos e subtenente do regimento Household Cavalry, partiu na sexta-feira à noite do Afeganistão, onde passou dez semanas combatendo os talibãs, perante o temor de que a difusão da notícia pudesse convertê-lo em alvo dos ataques da milícia afegã.

O príncipe, que foi enviado em segredo em dezembro do ano passado ao país asiático, viaja em um avião de transporte de tropas com aproximadamente outros 170 soldados, a maioria dos quais retornam para casa após terem cumprido suas missões, segundo a cadeia britânica "BBC".

Em declarações antes de ser retirado do país, o príncipe disse que tinha desfrutado sua estadia no Afeganistão, longe da imprensa britânica, e que ele gostaria de outro posto na frente de batalha.

"Não quero ficar sentado em Windsor", disse o jovem, que admitiu que, após ter combatido no Afeganistão, poderia se transformar em um "alvo máximo" para os terroristas no Reino Unido.

O príncipe, o filho mais novo de Charles e da falecida princesa Diana, passou as últimas dez semanas em segredo na província de Helmand (sul afegão), uma das mais perigosas do país e onde se encontra o grosso das tropas britânicas.

Harry atuou no Afeganistão como Controlador de Ataque Conjunto, que consiste em fazer uma vigilância aérea detalhada por trás das linhas talibãs e, inclusive, ordenar ataques aéreos contra posições inimigas.

A Defesa queria manter sua presença no país em segredo, para o que chegou a um acordo com os meios de comunicação em troca do qual estes puderam entrevistá-lo e gravar imagens de seu desdobramento.

No entanto, o site americano "Drudge Report" divulgou a informação, quebrando o pacto, o que serviu de "tiro de partida" para que o resto da imprensa divulgasse as imagens e as entrevistas que já tinham gravadas.

Perante essa situação, os comandantes militares britânicos avaliaram "com detalhe" os riscos de Harry continuar no Afeganistão, onde tinha previsto permanecer com seu regimento várias semanas mais, e concluíram que era necessário tirá-lo dali "imediatamente".

Príncipe Harry chega de volta à Inglaterra.

Harry ficou no Afeganistão por 10 semanas.
Realeza foi recebido neste sábado (1) pelo pai, o príncipe Charles.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir