Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 01-03-2008

Exército colombiano diz ter matado número 2 das Farc
Anúncio da morte foi feito neste sábado (1)
Exército colombiano diz ter matado número 2 das Farc
Foto: Eliana Aponte/Reuters

O Exército colombiano anunciou neste sábado (1) que matou o número 2 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

A notícia foi dada pela rádio Caracol, de Bogotá, que citou fontes oficiais.

Raúl Reyes era considerado pelos militares colombianos como o segundo principal líder das Farc. Ele foi morto com pelo menos mais 10 guerrilheiros durante uma operação nas proximidades de Teteyi, no departamento de Putumayo, que faz fronteira com o Equador.

Ainda conforme a fonte, aviões espiões detectaram uma ligação via satélite de Reves e, em seguida, lançaram o ataque na região.

Denúncia na ONU
O vice-presidente colombiano, Francisco Santos, denunciará na próxima segunda-feira (3), na sessão de abertura do Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra, a situação vivida pelos reféns das Farc.

Santos "denunciará a desumana prática do seqüestro por parte das Farc e as condições infames nas quais os reféns são mantidos", acrescentaram as fontes do escritório do vice-presidente.

O vice-presidente colombiano "se referirá também a cada um dos passos realizados pelo Governo em busca de uma troca humanitária e à sistemática recusa das Farc para acolher suas propostas e as dos países e entidades mediadores".

O colombiano viajará este fim de semana a Genebra, onde assistirá à sétima sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, que será inaugurada na segunda-feira pelo secretário-geral Ban-Ki-moon.

A alta comissária para os Direitos Humanos, Louise Arbour, e a chanceler suíça, Calmy-Rey, também participarão da inauguração do conselho e, imediatamente depois desta, o vice-presidente colombiano tomará a palavra.

Exército colombiano diz ter matado número 2 das Farc. Anúncio da morte foi feito neste sábado (1).

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir