Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-03-2008

Rússia se prepara para eleger o candidato do Kremlin
Medvedev, atual primeiro vice-primeiro-ministro, conseguiria entre 61 e 80%
Rússia se prepara para eleger o candidato do Kremlin

Da France Presse

MOSCOU, 1 Mar 2008 (AFP) - Tudo indica que os russos estão dispostos a ratificar a opção do Kremlin, elegendo como presidente, no domingo, Dimitri Medvedev, que formará com Vladimir Putin uma aliança ainda permeada de incertezas.

Na Rússia, país que possui onze fusos horários, a votação começa neste sábado às 17h00 de Brasília em Kamchatka e Chukotka, regiões do extremo oriente, e irá terminar no domingo às 15h00 em Kaliningrado, na Europa.

Devido à falta de suspense eleitoral - segundo as sondagens Medvedev lidera com folga - os analistas se preocupam em fazer previsões sobre o que poderá acontecer depois da eleição e com a principal incógnita: a viabilidade da aliança Medvedev-Putin.

O presidente, que indicou pessoalmente Medvedev como candidato à eleição presidencial, já afirmou que irá ocupar o cargo de primeiro-ministro após os comícios.

Putin, que já foi vitorioso com a chapa que apresentou nas eleições legislativas de dezembro, assegura que irá desempenhar em seu novo posto o poder "executivo supremo", deixando confusos muitos analistas.

A dupla, que ao que tudo indica deve governar o país, "não tem futuro", porque "só deve haver um só líder no sistema institucional atual", explica à AFP Alexander Konovalov, presidente do Instituto russo de avaliações estratégicas.

A questão é saber qual dos dois irá se impor, já que, apesar da Constituição outorgar a principal parcela do poder ao presidente, Putin tem o apoio dos membros dos serviços de segurança.

Caso Medvedev conseguir manter seu poder diante de Putin, a pergunta é se ele preservará a continuidade política e econômica, já que alguns membros da mídia e empresários dizem vislumbrar uma política mais liberal em algumas declarações e posições adotadas por Medvedev.

A outra incógnita, ligada a um tema mais imediato, é se a eleição presidencial irá ser acompanhada de mais uma crise de gás com a Ucrânia.

De qualquer forma, o que está claro é que Medvedev foi onipresente na Rússia nas últimas semanas.

Desta forma, os outros três candidatos, o comunista Guennadi Ziuganov, o ultranacionalista próximo do Kremlin Vladimir Jirinovski e o pró-Europa Andrei Bogdanov, condenados a atuar como figurantes, só terão no domingo, segundo as últimas pesquisas, uma porcentagem de votos de 9%-16%, 7%-14% y 1% respectivamente.

Medvedev, atual primeiro vice-primeiro-ministro, conseguiria entre 61 e 80%.

Por sua vez, a oposição liberal, que não pôde apresentar nenhum candidato às eleições, afirmou que estava disposta, neste sábado, a entregar à Comissão eleitoral mais de 5.000 assinaturas de personalidades e cidadãos que se negam a "participar desta farsa" eleitoral.

Desta forma, talvez porque as autoridades temem uma taxa de participação insuficiente para legitimar plenamente o terceiro presidente da Rússia pós-soviética, todos os meios de comunicação estão mobilizados na convocação da população para o voto: desde o solene chamado de Vladimir Putin aos seus compatriotas, na sexta, através da televisão, às bandeirolas nas ruas com a bandeira russa no fundo e mensagens nos telefones celulares.

Rússia se prepara para eleger o candidato do Kremlin.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir