Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-03-2008

Oposição apela à calma e a polícia se retira do centro
Mil e quinhentas pessoas voltaram a passar uma nova noite na praça da Liberdade para protestar contra a eleição no dia 19 de fevereiro de Sarkissian
Oposição apela à calma e a polícia se retira do centro

EREVAN, 1 Mar 2008 (AFP) - Líderes da oposição armênia fizeram um apelo à calma a 8.000 manifestantes reunidos neste sábado no centro de Erevan, onde uma viatura da polícia chegou a ser incendiada, mas o batalhão antichoque já deixou o local.

"Peço a vocês, da parte de Levon Ter-Petrossian (o líder da oposição colocado hoje em prisão domiciliar), que se mantenham pacíficos e calmos, que não provoquem confrontos", afirmou ante a multidão Stepan Demirtchian, líder do Partido Popular da Armênia.

Outras figuras da oposição também pediram contenção aos manifestantes de um protesto que se desenvolvia na praça Chaoumian, não longe da prefeitura e das embaixadas da França e da Itália, assim como da sede do governo armênio, onde cerca de 200 policiais se encarregavam da vigilância.

Os ativistas subiram ao teto de várias viaturas, alguns tiveram os pneus furados - os carros foram estacionadas na rua e calçadas pelas forças da ordem para impedir o trânsito no local.

A polícia interveio pela manhã para dispersar oponentes ao presidente eleito Serge Sarkissian que acampavam desde a semana passada perto da Praça da Liberdade.

Trinta e uma pessoas, entre elas seis policiais, ficaram feridos, confirmou em nota o ministério da Saúde.

Mil e quinhentas pessoas voltaram a passar uma nova noite na praça da Liberdade para protestar contra a eleição no dia 19 de fevereiro de Sarkissian.

Oposição apela à calma e a polícia se retira do centro.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir