Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-03-2008

Príncipe Harry retorna ao Reino Unido depois de muita briga
O príncipe Harry, de 23 anos e terceiro na linha de sucessão ao trono britânico, chegou hoje ao Reino Unido após o vazamento à imprensa de que estava combatendo no Afeganistão, país do qual foi tirado às pressas
Príncipe Harry retorna ao Reino Unido depois de muita briga

Londres, 1º mar (EFE).- O príncipe Harry, de 23 anos e terceiro na linha de sucessão ao trono britânico, chegou hoje ao Reino Unido após o vazamento à imprensa de que estava combatendo no Afeganistão, país do qual foi tirado às pressas.

O avião que trouxe Harry, subtenente do regimento Household Cavalry, aterrissou na base da Real Força Aérea Britânica (RAD) de Brize Norton, em Oxfordshire (sul da Inglaterra), às 11h29 (8h29 de Brasília).

O filho mais novo da falecida Lady Di era aguardado pelo pai, o príncipe Charles, e pelo irmão, o príncipe William.

O jovem, que passou dez semanas participando de operações militares contra os talibãs, deixou o Afeganistão ontem à noite.

Como se fosse um soldado comum, Harry desembarcou depois de outros militares e, no trajeto entre o avião e as instalações da base, caminhou conversando com um colega.

Segundo a "BBC", o príncipe, enviado em segredo ao Afeganistão no mês de dezembro, viajou num avião de transporte de tropas com cerca de outros 170 soldados, a maioria dos quais estava voltando para casa após ter cumprido suas respectivas missões.

Durante o tempo em que passou no front, Harry lutou na província afegã de Helmand (sul), considerada uma das mais perigosas do país e onde se encontra a maior parte das tropas britânicas.

O príncipe combateu no Afeganistão como controlador de ataque conjunto (joint terminal attack controller, ou JTAC, na sigla em inglês), vigiando aéreas detalhadas além das linhas talibãs e ordenando ataques aéreos contra posições inimigas.

O Ministério da Defesa do Reino Unido queria manter a presença de Harry no Afeganistão em segredo. Para isso, chegou a fazer um acordo com a imprensa, em troca do qual alguns veículos poderiam entrevistar e gravar imagens do irmão do príncipe William servindo ao país.

No entanto, o site americano "Drudge Report", o mesmo que em 1998 revelou o caso da estagiária Monica Lewinsky com o então presidente americano Bill Clinton, noticiou o fato, quebrando o bloqueio de informações.

Diante de tal situação, os comandantes militares britânicos avaliaram "detalhadamente" os riscos de Harry continuar no Afeganistão, onde permaneceria por mais algumas semanas com seu regimento, e concluíram que era necessário tirá-lo de lá "imediatamente".

No Reino Unido, algumas pessoas criticaram o pacto de silêncio da imprensa britânica sobre o assunto.

Príncipe Harry retorna ao Reino Unido depois de muita briga.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir