Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-03-2008

Presidente do Equador pede investigação sobre luta Farc
Combate que resultou na morte do número 2 das Farc teria ocorrido em solo equatoriano
Presidente do Equador pede investigação sobre luta Farc
Foto: AFP

O presidente do Equador, Rafael Correa, anunciou que seu país realizará uma investigação militar sobre os combates que resultaram na morte do número 2 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Raúl Reyes. O líder guerrilheiro morreu na zona fronteiriça do Equador com a Colômbia.



"Aparentemente as Farc, segundo as versões preliminares passadas a mim pelo presidente Álvaro Uribe [da Colômbia], fizeram uma incursão em território equatoriano, e o tiroteio aconteceu através da linha de fronteira", afirmou Correa. O presidente disse que mandará um contigente equatoriano para obter informações mais precisas sobre o combate. Correa também voltou a se oferecer como mediador no conflito.



Raúl Reyes era considerado pelos militares colombianos como o segundo principal líder das Farc. Ele foi morto com pelo menos mais 10 guerrilheiros durante uma operação nas proximidades de Teteyi, no departamento de Putumayo, que faz fronteira com o Equador.



Ainda conforme a fonte, aviões espiões detectaram uma ligação via satélite de Reves e, em seguida, lançaram o ataque na região.




Denúncia na ONU
O vice-presidente colombiano, Francisco Santos, denunciará na próxima segunda-feira (3), na sessão de abertura do Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra, a situação vivida pelos reféns das Farc.



Santos "denunciará a desumana prática do seqüestro por parte das Farc e as condições infames nas quais os reféns são mantidos", acrescentaram as fontes do escritório do vice-presidente.



O vice-presidente colombiano "se referirá também a cada um dos passos realizados pelo Governo em busca de uma troca humanitária e à sistemática recusa das Farc para acolher suas propostas e as dos países e entidades mediadores".



O colombiano viajará este fim de semana a Genebra, onde assistirá à sétima sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, que será inaugurada na segunda-feira pelo secretário-geral Ban-Ki-moon.

A alta comissária para os Direitos Humanos, Louise Arbour, e a chanceler suíça, Calmy-Rey, também participarão da inauguração do conselho e, imediatamente depois desta, o vice-presidente colombiano tomará a palavra.

Presidente do Equador pede investigação sobre luta Farc. Combate que resultou na morte do número 2 das Farc teria ocorrido em solo equatoriano.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir