Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 01-03-2008

Gaza tem o dia mais sangrento desde 2005
Mais de 50 palestinos morreram em ataque israelense � Faixa de Gaza. Dois militares israelenses foram mortos na a��o
Gaza tem o dia mais sangrento desde 2005
Foto: AP

Os ataques de Israel na Faixa de Gaza provocaram o dia mais sangrento desde 2005, quando Israel deixou o territ�rio.

Ap�s a informa��o de que haviam morrido pelo menos 32 palestinos, o n�mero aumentou em ambos os lados. A ag�ncia de not�cias France Presse noticia mais de 50. A quantidade de feridos ultrapassa 100.

Do lado israelense, dois soldados foram mortos e outros sete foram feridos em Gaza durante o ataque.

Autoridades palestinas disseram para a ag�ncia de not�cias Reuters que o n�mero de mortes em Gaza neste s�bado (1) foi o maior registrado em um s� dia desde 2002.

Desde quarta-feira, o n�mero de mortes na regi�o j� ultrapassa 70.

Israel afirma que os ataques foram para tentar interromper os lan�amentos de m�sseis de militantes palestinos contra as cidades de Sderot e Ashkelon, que ficam pr�ximas � Faixa de Gaza.

Entre os mortos deste s�bado, pelo menos 16 s�o civis, entre mulheres e crian�as, e um beb� de 13 meses.

Antes do an�ncio do aumento das mortes, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, considerou que a ofensiva israelense em Gaza � "mais do que um holocausto" - uma express�o usada por Israel em suas amea�as contra este territ�rio palestino (leia mais aqui).

O l�der no ex�lio do movimento islamita palestino Hamas, Khaled Mechaal, acusou Israel de "usar o Holocausto" como pretexto para lan�ar os seus ataques contra a Faixa de Gaza.

Entenda mais sobre o conflito entre israelenses e palestinos

Paz 'enterrada'
Um dos principais negociadores palestinos no processo de paz que havia recome�ado em novembro disse que as conversas est�o "enterradas junto com os escombros das casas destru�das em Gaza.

As negocia��es haviam sido retomas em Annapolis, nos Estados Unidos, depois de v�rios anos paradas. No encontro em territ�rio americano, o premi� israelense Ehud Olmert, e o presidente palestino, Mahmud Abas, se comprometeram a fazer o necess�rio para o acordo de paz at� o final de 2008.

'Holocausto'
Jaled Meshal, chefe do movimento palestino Hamas, que comanda a Faixa de Gaza, acusou Israel de promover um "holocausto" contra o povo palestino.

Exilado em Damasco, Meshal fez a acusa��o em uma entrevista coletiva na capital s�ria.

"Acuso Israel de levar a cabo um verdadeiro holocausto contra os palestinos h� d�cadas", afirmou o l�der do Hamas, que completou dizendo que Israel est� por tr�s de "holocaustos" tamb�m no Iraque e no L�bano.

S�bado sangrento
Fontes da pol�cia do Hamas disseram que avi�es israelenses lan�aram tr�s ataques no norte da faixa no come�o da manh� deste s�bado, que foram seguidos por uma pequena incurs�o terrestre na zona divis�ria ao campo, agregaram as fontes.

V�rios tanques e ve�culos blindados do Ex�rcito israelense, apoiados do ar por helic�pteros irromperam nos bairros de Abu Safeya e antes desses bairros, o que impediu que as ambul�ncias pudessem se aproximar em um primeiro momento da zona devido ao intenso fogo.

Testemunhas disseram que um dos m�sseis disparados por Israel caiu em uma casa na qual morreram duas crian�as: Jaclyn Abu Shabak, de 12 anos, e seu irm�o Mohammed, al�m de outro residente de 45 anos identificado como Basam Obied.

As "Brigadas de Jerusal�m", bra�o armado da Jihad Isl�mica, disseram que um de seus militantes morreu e dois ficaram feridos em um ataque a�reo israelense que teve como alvo um grupo de milicianos no bairro Al-Kashef de Jabalya.

Outro miliciano, membro do bra�o armado do Hamas, as "Brigadas de Ezzedin al-Qassam", morreu em um ataque a�reo contra seu ve�culo ao leste do campo de refugiados, segundo afirmou o movimento isl�mico em comunicado.

O Ex�rcito israelense disse que promove uma opera��o na regi�o norte da Faixa de Gaza cujo objetivo � impedir o disparo de foguetes contra seu territ�rio.

As mil�cias palestinas dispararam uma centena de foguetes e bombas contra localidades israelenses pr�ximas da faixa nos �ltimos dias, o que causou a morte na quarta-feira de um civil na cidade de Sderot.

Uma porta-voz militar israelense disse para a Efe que no transcurso da opera��o foram atingidos v�rios alvos como grupos de milicianos, embora n�o tenha podido dar mais detalhes sobre a mesma at� que seja conclu�da.

"Temos conhecimento que foram atingidos alvos civis nesta opera��o e reiteramos que n�o s�o o objetivo das opera��es do Ex�rcito israelense", referiu a fonte.

Acrescentou que os alvos das atividades s�o os pontos de onde os foguetes s�o disparados contra Israel, ou fabricados e que o Ex�rcito "n�o � respons�vel se este tipo de atividade � realizada perto de civis".

(*) com informa��es da Associated Press, Efe e France Presse

Gaza tem o dia mais sangrento desde 2005
Mais de 50 palestinos morreram em ataque israelense � Faixa de Gaza.
Dois militares israelenses foram mortos na a��o.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir