Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-03-2008

Morre "Raúl Reyes", o guerrilheiro das Farc com maior .
Raúl Reyes morreu hoje em uma operação militar no Equador,
Morre

Bogotá, 1 mar (EFE).- "Raúl Reyes", considerado o "número dois" no comando das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e que morreu hoje em uma operação militar no Equador, se transformou em um dos principais nomes da guerrilha, graças a seu contato com a imprensa e seu papel de negociador e porta-voz do grupo.

"Reyes", cujo nome verdadeiro é Luis Edgar Devia Silva, nasceu em 30 de setembro de 1948 em La Plata, no departamento de Huila (Sul), e nos anos 70 uniu-se à guerrilha.

Seu ingresso na luta armada aconteceu após sua passagem pelo sindicalismo, enquanto trabalhava na empresa Nestlé, no departamento vizinho de Caquetá.

"Reyes" se uniu à frente das Farc cuja área de influência era seu departamento natal, e foi adquirindo pouco a pouco notoriedade.
Passou posteriormente a fazer parte do Secretariado (comando central) da guerrilha, junto ao fundador e chefe máximo Pedro Antonio Marín, conhecido como "Manuel Marulanda" ou "Tirofijo", e outros nomes.

Embora Jorge Briceí±o - "Macaco Jojoy" - fosse o chefe militar da guerrilha, enquanto Guillermo León Sáenz - "Alfonso Calo" - era o ideólogo, "Raúl Reyes" adquiriu uma maior relevância no campo internacional e ideológico, no final dos anos 90.

Esta posição fez com que fosse considerado o segundo no comando das Farc, como responsável pela área internacional da guerrilha, mas é possível que também tenha conseguido destaque por ser o companheiro de "Olga Marín", filha de "Tirofijo".

"Reyes" foi uma figura importante durante o fracassado processo de paz das Farc com o Governo do então presidente Andrés Pastrana, de 1999 a 2002, e tornou-se o principal porta-voz da guerrilha após a ruptura da negociação.

"Reyes" foi encarregado das relações internacionais e viajou à Europa junto a outros membros importantes das Farc e o então alto comissário para a Paz, Víctor Ricardo.

Desde então, o guerrilheiro foi considerado responsável por inúmeras ações das Farc nos departamentos sulinos de Putumayo, Huila e Caquetá.

Contra "Reyes" pesam, segundo a Procuradoria Geral da Colômbia, mais de 100 processos pelos crimes de terrorismo, perturbação da ordem pública, seqüestro, assassinato, entre outros, assim como em torno de 30 ordens de prisão.

O Departamento de Estado americano, que oferecia US$ 5 milhões por sua capturam acusa "Reyes" também de ser o responsável pela expansão do tráfico de cocaína nos EUA pelas Farc.

Suas últimas imagens são de um vídeo de setembro do ano passado, quando recebeu em seu acampamento a senadora opositora colombiana Piedad Córdoba, que então junto com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, mediava a negociação com a guerrilha.

Era a tentativa de conseguir um acordo humanitário que permitisse trocar os reféns das Farc por guerrilheiros presos. A mediação foi cancelada pelo presidente colombiano no final de novembro de 2007.

Informações do Governo colombiano situavam "Raúl Reyes" em Putumayo, na fronteira com o Equador, onde, segundo diziam, a guerrilha penetrava com freqüência.

Sua morte, segundo reconheceu o ministro colombiano da Defesa, Juan Manuel Santos, aconteceu em território equatoriano, a cerca de 1.800 metros no interior do vizinho país.

Com a morte de "Reyes", é provável que "Ivan Márquez'", cujo nome verdadeiro é Luciano Marín, seja seu substituto, visto que adquiriu recente relevância após reunir-se com o presidente Chávez em Caracas, visando facilitar a libertação de vários reféns. EFE

Morre "Raúl Reyes", o guerrilheiro das Farc com maior .

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir