Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 01-03-2008

Israel bombardeia escritório de primeiro-ministro em Gaza
Gabinetes vazios foram destruídas por mísseis que deixaram feridos nas casas vizinhas.
Israel bombardeia escritório de primeiro-ministro em Gaza
Foto: http://g1.globo.com

A aviação israelense bombardeou nas primeiras horas deste domingo (2) o escritório do primeiro-ministro palestino deposto, Ismail Haniyeh.

Testemunhas confirmaram que o Exército israelense lançou dois mísseis contra o prédio do movimento islamita Hamas, na parte ocidental da Cidade de Gaza, onde fica o escritório de Haniyeh.

Os gabinetes vazios foram destruídos por mísseis ar-terra, que deixaram vários feridos nas casas vizinhas. Este novo ataque aconteceu depois da morte neste sábado (1º) de mais de 50 palestinos na Faixa de Gaza em uma das operações mais sangrentas do Exército israelense.

Dia sangrento
Os ataques de Israel na Faixa de Gaza provocaram o dia mais sangrento desde 2005, quando Israel deixou o território. Autoridades palestinas disseram à agência de notícias Reuters que o número de mortes em Gaza neste sábado (1º) foi o maior registrado em um só dia desde 2002. Desde quarta-feira, o número de mortes na região já ultrapassa 70.

Israel afirma que os ataques foram para tentar interromper os lançamentos de mísseis de militantes palestinos contra as cidades de Sderot e Ashkelon, que ficam próximas à Faixa de Gaza.

Entre os mortos deste sábado, pelo menos 16 são civis, entre mulheres e crianças, e um bebê de 13 meses.

Antes do anúncio do aumento das mortes, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, considerou que a ofensiva israelense em Gaza é "mais do que um holocausto" - uma expressão usada por Israel em suas ameaças contra este território palestino (leia mais aqui).

O líder no exílio do movimento islamita palestino Hamas, Khaled Mechaal, acusou Israel de "usar o Holocausto" como pretexto para lançar os seus ataques contra a Faixa de Gaza.

Israel bombardeia escritório de primeiro-ministro deposto em Gaza
Gabinetes vazios foram destruídas por mísseis que deixaram feridos nas casas vizinhas.
Mais de 50 pessoas morreram neste sábado (1º) em uma operação do Exército israelense.

Fonte: http://g1.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir