Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2008

Bagdá recebe Ahmadinejad com segurança reforçada
Foi a primeira visita oficial de um líder iraniano ao Iraque desde a guerra entre os países
Bagdá recebe Ahmadinejad com segurança reforçada
Foto: Hadi Mizban/AP

A visita do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ao Iraque obrigou o reforço da segurança na capital do país e a adoção de medidas excepcionais como o bloqueio de estradas.

Ahmadinejad chegou neste domingo (2) a Bagdá na primeira visita oficial de um líder iraniano ao Iraque desde a guerra travada pelos dois países entre 1980 e 1988 e desde o triunfo da Revolução Islâmica no Irã, em 1979.

O porta-voz do plano de segurança "Aplicamos a Lei" para Bagdá, Qasem Atta, destacou perante os jornalistas que a via que liga o aeroporto internacional com o centro da cidade permaneceu fechada ao tráfego durante cinco horas.

Atta confirmou aos jornalistas que os responsáveis da segurança deram ordens para aumentar os controles em toda a província de Bagdá, embora tenha evitado concretizar as medidas que foram adotadas.

Neste contexto também se decidiu fechar até as 17h (11h de Brasília) duas pontes, no bairro de Al Karrada, onde mora o presidente iraquiano, Jalal Talabani, para onde Ahmadinejad foi após aterrissar em Bagdá.

A presença do presidente do Irã coincide com um aumento da violência no Iraque, onde 953 pessoas morreram durante o mês de fevereiro, 33% mais que o mês anterior, segundo dados divulgados ontem pelo Ministério do Interior.

Está previsto que o presidente iraniano aborde com as autoridades locais, entre outros assuntos, a situação de segurança no Iraque e as atividades das milícias xiitas no sul deste país, assim como a segurança nas zonas fronteiriças e o tráfico de armas.

Neste contexto, o vice-presidente sunita do Iraque, Tareq al-Hashemi, mostrou sua confiança no sábado em que a visita de Ahmadinejad sirva para impulsionar as relações bilaterais, embora tenha ressaltado que sempre de acordo com o respeito à soberania nacional e sem ingerência nos assuntos internos.

Em comunicado, Hashemi ressaltou o significado da visita e assegurou que a presença do presidente iraniano deve servir para diminuir a tensão e para que os dois países "mantenham negociações que abordem todos os assuntos bilaterais pendentes".

Bagdá recebe Ahmadinejad com segurança reforçada. Foi a primeira visita oficial de um líder iraniano ao Iraque desde a guerra entre os países.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir