Categoria Policia  Noticia Atualizada em 02-03-2008

Quadrilha ameaça subprefeitos e padres da periferia
Um dos subprefeitos já foi ameaçado de morte três vezes
Quadrilha ameaça subprefeitos e padres da periferia

"Senhor Felipe. Sua obrigação é cuidar do bairro (...) Você quer se promover para seu chefe e anda fazendo serviço de polícia. (...) Não iremos matar você, mas vamos deixá-lo alejado (sic), pois só assim sentirá pelo resto da vida." A carta enviada ao subprefeito de Vila Prudente, Felipe Sigollo, mostra o novo desafio das autoridades em São Paulo: o domínio territorial de uma quadrilha que atua dentro e fora dos presídios paulistas, segundo informa a Agência Estado.

Desde que assumiu, em novembro de 2006, Sigollo recebeu, além da carta, duas ameaças de morte por escrito, outra por telefone, teve equipamentos roubados e foi assaltado. O que motivou a raiva da quadrilha contra o subprefeito foi o fato de ele querer abrir ruas, remover favelas, apoiar a interdição de bingos e a apreensão de caça-níqueis.

O caso de Sigollo não é isolado. Na Zona Oeste, o subprefeito de Pirituba, José Augusto Darcie, precisará de escolta policial esta semana para colocar no chão um muro de 5 metros de comprimento e 1,5 metro de altura construído pela quadrilha para impedir a circulação de carros de polícia na Favela de Taipas.

Na Brasilândia, Zona Norte, um padre foi ameaçado de morte ao tentar ajudar a prefeitura na negociação para remover famílias que viviam sobre um córrego que inunda casas quando chove. A atitude irritou traficantes que não queriam perder o ponto.

Na Zona Oeste, integrantes da associação religiosa Aliança de Misericórdia que trabalham com dependentes de drogas são ameaçados constantemente. "Somos acusados pelo crime organizado de tirar a clientela dele", diz o bispo da Brasilândia, d. José Benedito Simão.

Os impasses tornaram-se mais freqüentes nos últimos quatro anos, quando os domínios da quadrilha se estenderam dos presídios para bocas de droga da periferia. Hoje, para trabalhar nessas áreas é preciso jogo de cintura. "Tem de saber chegar", diz Sigollo. "Não queremos confronto com o tráfico. Não somos polícia. Fazemos obras para a população."

Quadrilha ameaça subprefeitos e padres da periferia. Um dos subprefeitos já foi ameaçado de morte três vezes.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir