Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2008

Senhoras desfilam com o clássico Trabant na Romênia
Símbolo da Alemanha Oriental, o carro parou de ser fabricado em 1991
Senhoras desfilam com o clássico Trabant na Romênia
Foto: Mihai Barbu/Reuters

Em um colorido desfile em Bucareste, na Romênia, as mulheres do Clube das Senhoras Proprietárias de Trabant fizeram uma homenagem, neste domingo (2), a um dos símbolos da Alemanha Oriental, o popular Trabant.

Apelidado de Trabi, o veículo começou a ser produzido pela Sachsering, em 1957, para ser o carro dos trabalhadores, já que o regime socialista via os automóveis como um produto do sistema capitalista. Fabricado em Zwickau até 1991, o Trabi não conseguiu sobreviver diante da concorrência das outras marcas com a queda do muro de Berlim, em 1989.

O carro foi produzido em dois modelos principais, o Trabant P50, também conhecido como Trabant 500, fabricado entre 1957 e 1963, e o Trabant P60, produzido entre 1963 e 1991.

Equipado com motor de dois cilindros e dois tempos, refrigerado a ar, o Trabi atinge a velocidade máxima de 100km/h graças à carroceria feita com um plástico similar à fibra-de-vidro.

Entre os itens que mais chamavam a atenção no carro está a fumaça. Nostálgicos alemães chegaram até a vender a fumaça enlatada. O "perfume" era tirado do carro com um algodão colocado no escapamento.

Senhoras desfilam com o clássico Trabant na Romênia. Símbolo da Alemanha Oriental, o carro parou de ser fabricado em 1991.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir