Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2008

í“rgão pró-Farc compara ataque colombiano

í“rgão pró-Farc compara ataque colombiano

Bogotá, 2 mar (EFE).- O ataque aéreo colombiano ao acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no qual morreu o porta-voz internacional da guerrilha "Raúl Reyes", só é comparável às incursões de Israel no Oriente Médio e dos Estados Unidos no Iraque, considerou hoje a Agência de Notícias "Nova Colômbia" (ANNCOL), favorável ao grupo insurgente.

O diretor do órgão informativo sediado em Estocolmo, Roberto Gutiérrez, opinou que a ação militar contra o "número dois" das Farc foi "uma vulgar operação de 'aponta e atira'".

Segundo ele, não foi nada diferente "dos assassinatos seletivos executados pelos agentes do Mossad (serviço secreto israelense) no Oriente Médio, ou dos bombardeios indiscriminados que causaram tantas vítimas no Iraque", apontou Gutiérrez, cuja Agência divulga, com freqüência, materiais da guerrilha colombiana.

A verdade é que o "maior golpe militar contra as Farc", como foi apresentando pelo Governo colombiano, "se reduz ao pagamento de um suborno e ao rastreamento de um dispositivo eletrônico que usa a tecnologia proporcionada pelo Plano Colômbia e que, certamente, é manejada por técnicos estrangeiros", afirmou.

"Não há combate, nem risco e nem honra", indicou Gutiérrez, observando que na base rebelde bombardeada "ninguém teve sequer a oportunidade de se defender".

"Raúl Reyes", cujo verdadeiro nome era Luis Edgar Devia, morreu na madrugada de ontem junto a outros 16 rebeldes com os quais acampava em Santa Rosa, a menos de dois quilômetros da fronteira sul da Colômbia com o Equador. EFE

í"rgão pró-Farc compara ataque colombiano a incursões de Israel e EUA

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir