Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2008

Secretário da Otan diz que suas tropas avançam no Afeganistã
O secretário geral da Otan, Jaap de Hoop Scheffer, afirmou neste domingo que a missão da Aliança no Afeganistão estava avançando
Secretário da Otan diz que suas tropas avançam no Afeganistã

WASHINGTON, 2 Mar 2008 (AFP) - O secretário geral da Otan, Jaap de Hoop Scheffer, afirmou neste domingo que a missão da Aliança no Afeganistão estava avançando, ao se referir à luta contra a milícia talibã.

Com a afirmação de que era "prudentemente otimista" depois de uma visita recente ao Afeganistão, Scheffer disse que o país caminhava em uma boa direção depois de anos de pobreza e guerra.

"Vemos milhões de meninos na escola. Vemos uma taxa de alfabetismo crescente. Vemos melhorar a saúde pública. Mais de 80% dos afegãos têm acesso à saúde", comemorou.

O chefe da Otan falou depois de manter negociações sobre o Afeganistão e outros assuntos nesta sexta-feira com o presidente George W. Bush, que incentivou os membros da aliança a contribuir com mais tropas para combater no sul afegão, onde estão estabelecidos os talibãs.

O governo de Bush vem pressionando seus aliados para enviar mais tropas ao Afeganistão, mas vários países enfrentam uma severa oposição interna e a permitirão enviar suas forças para missões de treinamento e não para combater no sul.

Secretário da Otan diz que suas tropas avançam no Afeganistão

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir