Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-03-2008

Resultados preliminares indicam vitória de Medvedev
Candidato governista participou de festa no centro de Moscou junto com Putin
Resultados preliminares indicam vitória de Medvedev

Segundo os resultados oficiais preliminares, com 39,03% dos votos contados, o candidato governista Dmitry Medvedev lidera a disputa presidencial na Rússia com 67,28% dos votos.

O comunista Gennady Zyuganov aparece em segundo lugar, com 18,80%, o nacionalista Vladimir Zhirinovsky em terceiro, com 11,21% e o independente Andrei Bogdanov em quarto, com 1,42%.

Segundo a comissão eleitoral russa, o índice comparecimento às urnas foi de 64,23%, acima dos 63% registrados nas eleições parlamentares. Mas houve relatos de que muitos teriam sido pressionados pelos patrões a votar.

Os eleitores também teriam recebido vários de tipos de "incentivos", como comida barata, ingressos de graça para o cinema ou mesmo brinquedos.

O processo eleitoral também foi marcado por uma campanha limitada e críticas da oposição em relação ao grande espaço obtido por Medvedev na mídia.

Observadores

Houve pouco acompanhamento do processo eleitoral por observadores internacionais.

O principal órgão europeu que fiscaliza eleições - a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) - decidiu não enviar observadores à Rússia por causa de restrições impostas pelo governo russo em relação ao tempo de permanência no país e ao número de observadores enviados

Ao votar em Moscou, Medvedev afirmou que "a primavera chegou - apesar de estar chovendo, uma nova estação chegou".

Ele prometeu, se eleito, indicar Putin para o cargo de primeiro-ministro. Muitos analistas acreditam que, com isso, o atual presidente se manterá como uma figura importante no governo russo.

Mais de 35 mil pessoas comemoram o resultado em um concerto na Praça Vermelha com a presença de grupos musicais russos.

Medvedev e Putin subiram juntos ao palco para agradecer à multidão.

"É um dia especial para o nosso país. Nós escolhemos a oportunidade de continuar na mesma trilha", disse Medvedev.

"Eu agradeço a todos os cidadãos russos que foram às urnas porque mostraram que nós temos uma sociedade democrática", afirmou Putin.

Resultados preliminares indicam vitória de Medvedev
Candidato governista participou de festa no centro de Moscou junto com Putin.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir