Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-03-2008

Hillary e Obama buscam votos em Ohio e Texas
Os pr�-candidatos democratas � Presid�ncia americana Hillary Clinton e Barack Obama continuaram hoje � ca�a de votos
Hillary e Obama buscam votos em Ohio e Texas

Mar�a Pe��a

Washington, 2 mar (EFE).- Os pr�-candidatos democratas � Presid�ncia americana Hillary Clinton e Barack Obama continuaram hoje � ca�a de votos em Ohio e no Texas, a dois dias das prim�rias que, segundo analistas, ser�o o "agora ou nunca" para a sobreviv�ncia pol�tica da ex-primeira-dama.

Os dois senadores democratas participaram hoje de v�rios com�cios em Ohio, que realizar� prim�rias junto aos estados do Texas, Rhode Island e Vermont, no dia 4 de mar�o.

Em discurso em Austintown (Ohio), Hillary se apresentou como defensora dos trabalhadores diante da globaliza��o e prometeu lutar por eles se chegar � Casa Branca.

Em outro com�cio, dessa vez em Columbus, Hillary repetiu sua mensagem e ao falar da campanha de Obama, assegurou que a sua oferece "solu��es" e n�o "sentimentalismos".

J� Obama, que obteve onze vit�rias consecutivas desde o dia 5 de fevereiro, levou hoje a v�rias cidades de Ohio sua mensagem de que tem "melhor parecer" em assuntos econ�micos e internacionais.

Ao defender seu plano econ�mico, que se ap�ia em cortes tribut�rios, Obama disse em Westerville que os trabalhadores enfrentam grandes desigualdades e foram golpeados "por uma estagna��o de sal�rios e por um custo de vida que s� aumenta".

Em Nelsonville, Obama reafirmou sua f� no cristianismo e afirmou que seus opositores espalham falsos rumores de que � mu�ulmano.

No lado republicano, o senador John McCain enfrenta menor concorr�ncia, e se obter uma grande vit�ria na ter�a-feira, se aproximar� dos 1.191 delegados de que necessita para a candidatura presidencial.

As �ltimas pesquisas prev�em uma disputa muito apertada entre Hillary e Obama, nas quais nenhum obt�m vantagem superior.

Uma enquete do grupo "American Research" apontou que ambos t�m 47% da prefer�ncia no Texas, embora em Ohio, a senadora por Nova York obtenha 51%, contra o 44% do senador por Illinois.

Outra pesquisa, elaborada pela "Zogby International" para o jornal "Houston Chronicle", indicou que Obama possui 47% contra os 43% de Hillary no Texas, embora ambos estejam tecnicamente empatados em Ohio.

Nos quatro estados estar� em jogo um total de 370 delegados democratas e 256 delegados republicanos, o que explica a ferocidade dos ataques entre os pr�-candidatos e o enorme investimento em propaganda.

Conscientes de que a for�a estar� nos n�meros, Hillary e Obama se ap�iam nas legi�es de volunt�rios que v�o de casa em casa ou telefonam para mobilizar os eleitores.

Ohio foi um Estado fundamental para a reelei��o do presidente George W. Bush em 2004 e, nesta ocasi�o, desponta novamente como um dos estados decisivos para as elei��es gerais de 4 de novembro.

O legislador democrata Silvestre Reyes disse, em declara��es � cadeia "CNN", que Hillary goza de um amplo apoio entre os hisp�nicos democratas do Texas, especialmente na fronteira com o M�xico, pois est�o preocupados com assuntos como sa�de e melhorias na infra-estrutura.

Segundo observadores, h� tr�s desdobramentos poss�veis para a pr�xima ter�a-feira. Obama pode continuar sua seq��ncia de vit�rias, Hillary tem chances de ganhar pelo menos em um estado e, na pior das hip�teses, n�o haver� um ganhador claro e a disputa continuar� at� a conven��o do Partido Democrata, em agosto.

Essa �ltima possibilidade desagrada os democratas, pois temem que o prolongamento cause uma fragmenta��o no partido.

Em um programa da cadeia "CBS", o governador democrata do Novo M�xico e ex-aspirante presidencial Bill Richardson afirmou que "aquele que obter o maior n�mero de delegados depois de ter�a-feira, ter� uma clara vantagem e deve ser, a meu ver, o candidato que abrir� o pr�ximo cap�tulo na disputa contra McCain". EFE

Hillary e Obama buscam votos em Ohio e Texas antes das prim�rias de ter�a

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir