Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-03-2008

Medvedev reafirma que Putin será seu primeiro-ministro
Dmitri Medvedev, o mais que provável ganhador das eleições presidenciais deste domingo na Rússia
Medvedev reafirma que Putin será seu primeiro-ministro

Moscou, 2 mar (EFE).- Dmitri Medvedev, o mais que provável ganhador das eleições presidenciais deste domingo na Rússia, confirmou hoje que o presidente em fim de mandato, Vladimir Putin, liderará seu futuro Governo.

Em sua primeira entrevista coletiva após a jornada eleitoral, Medvedev disse que nos dois meses que faltam para sua posse, que ocorrerá no dia 7 de maio, se dedicará a "delinear a estrutura do futuro poder executivo".

"Trabalharei nisso conjuntamente com Vladimir Putin em sua qualidade de próximo chefe do Governo", indico Medvedev, ao acrescentar que, juntos, decidirão também a nova estrutura do Gabinete da Presidência.

Ele ressaltou que será mantida no Kremlin "a política que realizou e realiza o presidente Putin" com quem, segundo ele, possui relações de "companheiros e sócios".

Medvédev, que obtinha 69,08% dos votos após a apuração de 66,7% dos sufrágios, indicou que nem ele nem Putin pensam em modificar as atribuições do presidente e do primeiro-ministro que estabelece a Constituição da Rússia.

"O gabinete do presidente se encontra no Kremlin, e a do Governo e do primeiro-ministro está na Casa Branca", sede do Executivo russo, disse para explicar a repartição de faculdades dentro de sua dupla com Putin.

Também assinalou que de acordo com a Carta Magna, será ele, como chefe de Estado, que determinará a política externa do país, e precisou que sua primeira visita ao exterior será em um dos países da pós-soviética Comunidade dos Estados Independentes.

"A máxima prioridade da política externa da Rússia são as relações com nossos vizinhos, os Estados da CEI", enfatizou.EFE

Medvedev reafirma que Putin será seu primeiro-ministro

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir