Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-03-2008

Conselho de Segurança da ONU endurece sanções contra o Irã
Membros do Conselho de Segurança da ONU reúnem-se nesta segunda. Por ampla maioria, os países decidiram impor novas sanções ao Irã
Conselho de Segurança da ONU endurece sanções contra o Irã
Foto: David Karp/AP

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) impôs nesta segunda-feira uma terceira rodada de sanções contra o Irã, devido à recusa do país em suspender suas atividades nucleares. A República Islâmica é suspeita de querer desenvolver a bomba atômica por trás de um programa nuclear civil.

A medida foi tomada por 14 votos a favor, nenhum contra e uma abstenção, por parte da Indonésia.
Redigido pela França, pelo Reino Unido e pela Alemanha, o texto constitui um endurecimento das sanções econômicas e comerciais impostas pelo Conselho ao Irã desde dezembro de 2006. A resolução fixa também que pessoas relacionadas ao programa nuclear iraniano estão proibidas de viajar ao exterior, além de impedir que países vendam ao Irã os chamados itens de "uso duplo" - que podem ter tanto objetivos pacíficos como militares.

A conselho deu um prazo de três meses para o Irã suspender suas atividades de enriquecimento de urânio antes de aplicar novas sanções.

O representante iraniano na ONU, Mohammad Khazaee, classificou a resolução de "injusta e irracional" e acusou o conselho de "implementar a política exterior de alguns de seus membros".

O porta-voz da chancelaria iraniana, Mohammad Alí Hosseini, minimizou o impacto das novas medidas, deixando claro que elas causam apenas "pequenos problemas ao Irã".

Ahmadinejad no Iraque
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, está no Iraque. Ele disse nesta segunda, durante seu segundo dia de visita, que a presença de soldados de fora do Oriente Médio no Iraque é um "insulto" e uma "humilhação" aos países da região.

"Nós acreditamos que as forças que vêem de outros países e viajaram milhares de quilômetros para nos encontrar aqui precisam deixar a região, e precisam devolver ao povo da região a responsabilidade", acrescentou.

O líder iraniano assinou em Bagdá nesta segunda-feira uma série de acordos comerciais e de transporte com o presidente iraquiano, Jalal Talabani.

Esta é a primeira vez que um presidente do Irã visita o país vizinho. Os dois países estiveram em guerra entre 1980 e 1988, depois que o então presidente iraquiano, Saddam Hussein, invadiu o território iraniano.

Conselho de Segurança da ONU endurece sanções contra o Irã

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir