Categoria Policia  Noticia Atualizada em 04-03-2008

Federal de Lavras proíbe trote dentro e fora da universidade
Instituição baixou uma resolução que prevê até a expulsão de quem praticar trote
Federal de Lavras proíbe trote dentro e fora da universidade
Foto: Reprodução

A cada novo semestre letivo os estudantes de algumas faculdades realizam trote para marcar o início das aulas. Na Universidade Federal de Lavras (Ufla), em Minas Gerais, esta atividade está proibida dentro e fora do campus, pois uma resolução da instituição prevê punição para quem aplica o trote e para quem recebe e não denuncia.

A alegria dos estudantes desaparece quando eles falam sobre os trotes que levaram. "Quando eu tive o trote, uma pessoa que estava na minha turma tinha alergia à tinta e teve que ir para o hospital até", disse a estudante Cibele Teixeira. "Eles deixaram uma piscina totalmente suja, dois meses sem limpar e fizeram a gente nadar na piscina", contou o estudante Guilherme Fonseca.

Recepções como essa entre os calouros agora estão proibidas. A Ufla foi radical: baixou uma resolução impondo regras rígidas contra os trotes. Ela prevê penalidades para quem aplica o trote, para quem recebe e não denuncia e também aos funcionários da universidade que testemunharem o trote e se omitirem.

Cópias da resolução foram distribuídas aos calouros e aos veteranos. No papel também está o número do Disque Trote e as denúncias também podem ser encaminhadas para a universidade por escrito, já que a resolução não proíbe apenas o trote dentro do campus da Ufla, mas também fora dele.

"Uma vez recebendo a denúncia pelo Disque Trote ou até pessoalmente, a gente entrará em contato com a Polícia Militar para fazer um boletim de ocorrência. Uma vez com o documento formal, será aberto o processo administrativo", disse o pró-reitor da universidade, João Rezende.

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Minas Gerais (OAB-MG) não concorda com a proibição do trote fora da universidade. "Numa república eu creio que [a universidade] não pode proibir porque a república geralmente tem um líder e se houver excesso ali dentro, as responsabilidades serão apuradas e a universidade não tem nada a ver com isso. Eu acho que ali ela está violando o direito da pessoa", avaliou a advogada Luiza Ferreira da Silva.

Segundo o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério Público de Minas Gerais, a universidade tem autonomia para proibir o trote, tanto dentro quanto fora do campus. A resolução prevê punições que variam de suspensão até a expulsão do aluno que participar deste tipo de atividade.

Federal de Lavras proíbe trote dentro e fora da universidade. Instituição baixou uma resolução que prevê até a expulsão de quem praticar trote.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir