Categoria Economia  Noticia Atualizada em 04-03-2008

Dólar segue ignorando mau humor exterior e opera em queda
Movimento se apóia na diferença das taxas de juros e no fluxo de moeda
Dólar segue ignorando mau humor exterior e opera em queda

O dólar volta a operar em queda nesta terça-feira (4), ignorando o mau humor dos mercados internacionais. Às 10h15, a moeda norte-americana caía 0,18%, cotada a R$ 1,669 na venda.

O movimento se apóia na diferença das taxas de juros e no fluxo de moeda, já que, lá fora, as principais bolsas operam em baixa. Em Londres, o FTSE 100 perde 1,11%. Já o DAX, da bolsa de Frankfurt, cai 1,34%, enquanto a bolsa francesa perde 0,90%.

Na segunda-feira, o dólar voltou a apontar para baixo, após interromper na sexta-feira uma série de nove quedas consecutivas. A moeda norte-americana caiu 1,18%, para R$ 1,672.

Tendência de queda
Segundo analistas, o mercado se deixa levar pela recente tendência de queda, que tem sido determinada principalmente pelo patamar relativamente alto dos juros no Brasil.

"Permanece ainda a arbitragem favorável (por causa do diferencial de juros internos e externos), o que está alimentando esse fluxo de recursos", disse o gerente de câmbio de um banco internacional, que preferiu não ser identificado.

Júlio César Vogeler, operador de câmbio da corretora Didier Levy, teve avaliação parecida. "A única explicação plausível para essa queda é fluxo. Os investidores estão aproveitando os fundamentos do cenário brasileiro e vindo para cá."

"Com o corte precificado na taxa de juros (dos Estados Unidos), a arbitragem vai passar a ser mais atrativa ainda", acrescentou.

Dólar segue ignorando mau humor exterior e opera em queda. Movimento se apóia na diferença das taxas de juros e no fluxo de moeda.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir