Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-03-2008

Fidel defende Correa e acusa EUA de cometerem
Para Fidel, 'o imperialismo acaba de cometer um crime monstruoso no Equador'
Fidel defende Correa e acusa EUA de cometerem

O l�der cubano Fidel Castro disse que os Estados Unidos cometeram "um crime monstruoso" ao matar a sangue frio guerrilheiros colombianos no Equador, e que o presidente Rafael Correa tem provas para passar de acusado a acusador, em novo artigo publicado nesta ter�a-feira (4).

"O imperialismo acaba de cometer um crime monstruoso no Equador", afirmou Fidel referindo-se ao ataque militar colombiano em territ�rio equatoriano, no qual morreu o n�mero dois das For�as Armadas Revolucion�rias da Col�mbia (Farc), Ra�l Reyes, e outros guerrilheiros no s�bado passado.

"Se aceitarmos esse m�todo imperial de guerra e barb�rie, bombas ianques dirigidas por sat�lites podem cair sobre qualquer grupo de homens e mulheres latino-americanos, no territ�rio de qualquer pa�s, haja ou n�o guerra", advertiu.

"A a��o em terra comprovadamente equatoriana � um agravante", acrescenta, recordando que Cuba n�o � inimiga da Col�mbia e se at�m a "uma pol�tica declarada de princ�pios e de paz, proclamada h� anos nas rela��es com os pa�ses da Am�rica Latina."

"Somos decididos partid�rios da unidade entre os povos do que (o her�i Jos�) Mart� chamou de Nova Am�rica.", afirma ainda.

Fidel, que dedica seu artigo a "nosso amigo" Rafael Correa, adverte que "querem sent�-lo no banco dos r�us" por sua pol�tica petroleira nacionalista que afeta os intereses das grandes companhias americanas.

Fidel defende Correa e acusa EUA de cometerem. Para Fidel, 'o imperialismo acaba de cometer um crime monstruoso no Equador'.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir