Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-03-2008

Pesquisa aponta vantagem de Hillary no Texas e empate
A �ltima pesquisa divulgada no dia das vota��es indica uma ligeira vantagem de Hillary
Pesquisa aponta vantagem de Hillary no Texas e empate
Foto: Shannon Stapleton/Reuters

A �ltima pesquisa divulgada no dia da vota��o para a pr�via norte-americana desta ter�a-feira (4) aponta que Hillary Clinton passa � frente de Barack Obama no Texas, e est� empatada com ele em Ohio.

Segundo o estudo feito pela Reuters, C-SPAN e Houston Chronicle, a senadora lidera por 47% a 44% no Texas, revertendo a vantagem de 3 pontos que Obama tinha na segunda-feira (3).

Em Ohio, a pesquisa do instituto Zogby International indica empate em 44%. Na v�spera, Obama liderava por 2 pontos percentuais. Em ambos os casos, configura-se empate t�cnico, pois a margem de erro � de 3,4 pontos percentuais.

Reta final
Hillary precisa de vit�rias expressivas nesses dois estados para manter as chances de ser indicada candidata democrata � Casa Branca. Obama vem de 11 vit�rias consecutivas nas pr�vias eleitorais do partido.

Hillary passou os �ltimos dias questionando a capacidade de seu advers�rio em chefiar o pa�s numa �poca de guerra e sua honestidade ao prometer renegociar o impopular Acordo de Livre Com�rcio da Am�rica do Norte (Nafta), visto em Ohio como respons�vel pela perda de empregos industriais.

Esses argumentos aparentemente ajudaram Hillary a conquistar eleitores homens, particularmente brancos e hisp�nicos. Segundo o estat�stico John Zogby, a folgada maioria de Obama entre os homens sumiu.

"Parece que o argumento a respeito da for�a e as d�vidas levantadas a respeito de Obama est�o dando resultados", disse Zogby.

Em ambos os estados, subiu tamb�m o n�mero de indecisos em rela��o a segunda-feira -- de 6% para 8% em Ohio, de 6% para 7% no Texas. "O crescimento dos indecisos � todo � custa de Obama," disse Zogby. "H� mais d�vidas a respeito dele agora."

Hillary mant�m sua boa vota��o entre mulheres e idosos. No Texas, tem ampla lideran�a entre os hisp�nicos, que formam um eleitorado importante. Ela tamb�m vai bem entre cat�licos e entre trabalhadores de baixa renda em Ohio.

No Texas, a lideran�a dela se deve a eleitores que fizeram sua decis�o nos �ltimos dias. "Parece que a onda est� virando para o lado dela, mas ainda est� muito apertado", disse Zogby.

Republicanos
John McCain tem vantagens expressivas sobre Mike Huckabee nos dois estados. Duas vit�rias o deixariam muito perto dos 1.191 delegados necess�rios para assegurar a candidatura na conven��o nacional republicana de setembro.

Em Ohio, McCain tem 59% das inten��es de voto, contra 29% de Huckabee e 5% do deputado Ron Paul. No Texas, o senador lidera com 57%, contra 29% de Huckabee e 6% de Paul.

A pesquisa
A pesquisa dita "rotativa" foi realizada de s�bado a segunda-feira. Foram ouvidos 828 prov�veis eleitores democratas em Ohio e 855 no Texas (margem de erro de 3,4 pontos percentuais em ambos os casos).

Entre os republicanos, foram entrevistados 712 prov�veis eleitores em Ohio (margem de erro de 3,7 pontos) e 704 no Texas (margem de erro: 3,4).

Uma pesquisa usa amostragens de v�rios dias consecutivos, mas a cada dia as entrevistas mais antigas s�o substitu�das por novas, o que permite detectar tend�ncias.

Pesquisa aponta vantagem de Hillary no Texas e empate. A �ltima pesquisa divulgada no dia das vota��es indica uma ligeira vantagem de Hillary.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir