Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-03-2008

Colômbia quer processar Chávez por 'financiar genocidas'
Presidente Alvaro Uribe quer ação na Corte Penal Internacional
Colômbia quer processar Chávez por 'financiar genocidas'
Foto: Arte G1

O presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, afirmou nesta terça-feira (4) que seu país vai denunciar Hugo Chávez na Corte Penal Internacional por "patrocinar e financiar genocidas". Chávez é presidente da Venezuela, país que determinou o fechamento de sua fronteira com a vizinha Colômbia após a crise gerada com a morte de Raul Reyes, o ex-número 2 das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), no último final de semana.

O anúncio do fechamento da fronteira foi feito após mais tropas venezuelanas serem enviadas à região e também depois de Chávez expulsar o embaixador e os funcionários da embaixada da Colômbia em Caracas.

O fechamento das fronteiras acontece horas depois de o vice-presidente colombiano, Francisco Santos Calderón, acusar as Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc), de armar uma "bomba suja". A acusação foi feita nesta terça-feira (4) em Genebra, durante a Conferência de Desarmamento das Nações Unidas.

Calderón afirmou que a informação foi encontrada nos computadores de Raul Reyes, número 2 das Farc, morto no último sábado (1), em uma ação militar em território equatoriano.

Colômbia quer processar Chávez por 'financiar genocidas'. Presidente Alvaro Uribe quer ação na Corte Penal Internacional.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir