Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-03-2008

Pesquisa aponta vantagem de Hillary no Texas
A última pesquisa divulgada no dia das votações indica uma ligeira vantagem de Hillary. Ela precisa de vitórias expressivas
Pesquisa aponta vantagem de Hillary no Texas
Foto: Brian Snyder/Reuters

A última pesquisa divulgada no dia da votação para a prévia norte-americana desta terça-feira (4) aponta que Hillary Clinton passa à frente de Barack Obama no Texas, e está empatada com ele em Ohio.

Segundo o estudo feito pela Reuters, C-SPAN e Houston Chronicle, a senadora lidera por 47% a 44% no Texas, revertendo a vantagem de 3 pontos que Obama tinha na segunda-feira (3).

Em Ohio, a pesquisa do instituto Zogby International indica empate em 44%. Na véspera, Obama liderava por 2 pontos percentuais. Em ambos os casos, configura-se empate técnico, pois a margem de erro é de 3,4 pontos percentuais.

Reta final
Hillary precisa de vitórias expressivas nesses dois estados para manter as chances de ser indicada candidata democrata à Casa Branca. Obama vem de 11 vitórias consecutivas nas prévias eleitorais do partido.

Hillary passou os últimos dias questionando a capacidade de seu adversário em chefiar o país numa época de guerra e sua honestidade ao prometer renegociar o impopular Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), visto em Ohio como responsável pela perda de empregos industriais.

Esses argumentos aparentemente ajudaram Hillary a conquistar eleitores homens, particularmente brancos e hispânicos. Segundo o estatístico John Zogby, a folgada maioria de Obama entre os homens sumiu.

"Parece que o argumento a respeito da força e as dúvidas levantadas a respeito de Obama estão dando resultados", disse Zogby.

Em ambos os estados, subiu também o número de indecisos em relação a segunda-feira -- de 6% para 8% em Ohio, de 6% para 7% no Texas. "O crescimento dos indecisos é todo à custa de Obama," disse Zogby. "Há mais dúvidas a respeito dele agora."

Hillary mantém sua boa votação entre mulheres e idosos. No Texas, tem ampla liderança entre os hispânicos, que formam um eleitorado importante. Ela também vai bem entre católicos e entre trabalhadores de baixa renda em Ohio.

No Texas, a liderança dela se deve a eleitores que fizeram sua decisão nos últimos dias. "Parece que a onda está virando para o lado dela, mas ainda está muito apertado", disse Zogby.

Republicanos
John McCain tem vantagens expressivas sobre Mike Huckabee nos dois estados. Duas vitórias o deixariam muito perto dos 1.191 delegados necessários para assegurar a candidatura na convenção nacional republicana de setembro.

Em Ohio, McCain tem 59% das intenções de voto, contra 29% de Huckabee e 5% do deputado Ron Paul. No Texas, o senador lidera com 57%, contra 29% de Huckabee e 6% de Paul.

A pesquisa
A pesquisa dita "rotativa" foi realizada de sábado a segunda-feira. Foram ouvidos 828 prováveis eleitores democratas em Ohio e 855 no Texas (margem de erro de 3,4 pontos percentuais em ambos os casos).

Entre os republicanos, foram entrevistados 712 prováveis eleitores em Ohio (margem de erro de 3,7 pontos) e 704 no Texas (margem de erro: 3,4).

Uma pesquisa usa amostragens de vários dias consecutivos, mas a cada dia as entrevistas mais antigas são substituídas por novas, o que permite detectar tendências.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir