Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-03-2008

PT desiste e presidência de CPI dos Cartões fica com PSDB
Os tucanos já indicaram a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) para a presidência. O PT indicou o deputado Luiz Sérgio (RJ) para a relatoria.
PT desiste e presidência de CPI dos Cartões fica com PSDB
Foto: Reprodução

PT desistiu da briga pela presidência da CPI mista dos Cartões Corporativos. Uma reunião na manhã desta terça-feira (4) entre o líder do PT, Maurício Rands (PE), e os líderes do governo, Romero Jucá (PMDB-RR) e Henrique Fontana (PT-RS), e o subchefe executivo do Ministério de Relações Institucionais, Márcio Favilla Lucca de Paula, selou o acordo que deu a presidência para o PSDB.

Os tucanos já indicaram a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) para a presidência. O PT manteve a indicação do deputado Luiz Sérgio (RJ) para a relatoria da investigação. Com o acordo confirmado, a tendência é da instalação da CPI ainda nesta semana.

O líder do PT na Câmara afirma que cedeu aos apelos dos colegas da base aliada de manter o acordo para não atrasar a instalação da comissão. Rands disse esperar que a oposição não use a presidência para fazer "manipulação política".

"Não quero dizer que a CPI não possa ser bem conduzida pela oposição, mas espero que a presidente (Marisa Serrano) colabore para que a CPI não se desvie do seu foco", observou o líder petista.

Rebelião
A bancada do PT na Câmara havia se rebelado na semana passada após o acordo que dava a presidência da Comissão para os tucanos. Os petistas entendiam que o cargo de presidente era mais importante que o de relator, que coube à base aliada.

O impasse acabou atrasando as indicações de membros e o início dos trabalhos da CPI. O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), confirmou nessa terça-feira que fará a instalação da investigação ainda nessa semana.

Fonte: EDUARDO BRESCIANI

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir