Categoria Economia  Noticia Atualizada em 04-03-2008

Novo carro da Volks é histórico para Portugal, diz ministro
Jornalistas circulam pelos corredores do Salão de Genebra durante abertura para a mídia dia de um dos mais importantes eventos
Novo carro da Volks é histórico para Portugal, diz ministro
Foto: Denis Balibouse/Reuters

Genebra, 3 mar (Lusa) - O lançamento mundial do Sirocco, o primeiro veículo esportivo da Volkswagen produzido na fábrica da Autoeuropa, em Portugal, é um acontecimento "histórico" para o país, disse à Agência Lusa o ministro português da Economia e Inovação, Manuel Pinho.

"É o lançamento histórico de um modelo que vai ser fabricado exclusivamente pela Autoeuropa, em Palmela (região de Lisboa), para todo o mundo e muitos países gostariam de estar na nossa posição", disse Pinho, em Genebra, no Salão do Automóvel onde acontece a cerimônia de apresentação do novo carro alemão.

Para o representante do governo português, trata-se de um "grande sinal de confiança" na qualificação da mão-de-obra e engenharia portuguesa.

O Sirocco começa a ser comercializado entre junho e julho deste ano, estando prevista a fabricação de 19 mil exemplares em 2008 e 44 mil em 2009. A produção pode aumentar próximos sete anos, conforme a resposta do mercado, disse Manuel Pinho.

Atualmente, a Autoeuropa fabrica o Seat Allambra e os Volkswagen Sharan e Eos. A montadora pretende, com este novo modelo, se manter competitiva em relação à indústria automotiva mundial.

Autoeuropa

Em declarações à Agência Lusa, o membro do conselho de administração do grupo Volkswagen Jochen Heizmann disse que a presença do ministro português constitui "um sinal muito positivo", destacando que a ocasião servirá ainda para a empresa discutir o futuro da Autoeuropa.

"A Autoeuropa é uma unidade do grupo muito competitiva e altamente qualificada, mas uma maior flexibilidade legislativa ajudaria positivamente novas oportunidades nesta empresa", afirmou o responsável pela produção da empresa alemã.

O presidente da comissão de trabalhadores da Autoeuropa, António Chora, disse que o lançamento mundial do Sirocco é "o culminar de uma vitória dos trabalhadores sobre o desemprego", pois em 2005 previa-se a falta de novos modelos para serem produzidos.

"O Sharan, em conjunto com os outros automóveis produzidos na Autoeuropa constituem uma âncora para a criação de mais postos de trabalho e maior produção de veículos", disse Chora.

Novo carro da Volks é histórico para Portugal, diz ministro

Fonte: http://economia.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir