Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-03-2008

Vida de Frei G. pode ser disciplina obrigatória em escola
Lei aprovada por vereadores depende de sanção do prefeito de Guaratinguetá
Vida de Frei G. pode ser disciplina obrigatória em escola
Foto: Arquivo

Os alunos das escolas municipais de Guaratinguetá, a 176 km de São Paulo, poderão ter uma matéria a mais para estudar. Os vereadores aprovaram, por unanimidade, um projeto de lei que inclui a história de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, entre os temas abordados na sala de aula.

O santo nasceu em Guaratinguetá em 1739. Logo na entrada da cidade é Frei Galvão quem recebe os visitantes. A imagem do santo movimenta o comércio e está estampada em muitos pontos de Guaratinguetá, de nome de rua a hospital.

A casa de Frei Galvão preserva quem foi esse ilustre morador, mas como para se manter uma história ela tem que ser contada, uma iniciativa está sendo discutida na cidade.

A idéia de levar a vida do primeiro santo brasileiro para a sala de aula: "Ele é conhecido no mundo inteiro, fora do país. Aí temos que saber a história dele", afirma Cristina Aparecida da Silva, dona-de-casa.

A Secretaria de Ensino é quem vai regulamentar como a lei deverá ser implantada nas escolas. Essa aula seria extracurricular e os pais vão poder optar se os filhos vão poder assistir.

Influência
A proposta é que os alunos do ensino fundamental tenham este conteúdo. Por ser destinado a crianças, o pastor evangélico Afonso Chaves acredita que pode acontecer alguma influência religiosa na formação dos alunos.

"A criança é mais receptiva à informação e estaria sendo formada num pensamento que não entendemos ser o mais exato", afirma Chaves.

Questão cultural
A historiadora Tereza Maia defende a proposta e acha que não é uma questão religiosa, mas cultural. "É a formação de nossa identidade cultural. É conhecer a cidade para informar os turistas que estão chegando", afirma.

"Independente da religião. Acho que santo é santo e deve ser estudado. Ainda mais criança, que deve conhecer todas as religiões para depois poder opinar", diz Lívia Ferreira, estudante universitária.

O prefeito da cidade tem 90 dias para sancionar, ou não, o projeto de lei.

Vida de Frei G. pode ser disciplina obrigatória em escola. Lei aprovada por vereadores depende de sanção do prefeito de Guaratinguetá.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir